Breaking News

Professores da Ufopa ameaçam entrar em greve



Docentes reclamam do aumento na carga horária de 8 para 12 horas. Eles devem iniciar a greve ainda este mês.
Santarém - Os professores da Universidade Federal do Oeste do Pará, localizada no município de Santarém, oeste do estado, anunciaram na quinta-feira (11), que deverão entrar em greve ainda este mês. 

Os docentes reclamam do aumento na carga horária. A Portaria 384, proposta pela reitoria da universidade, altera as horas mínimas de trabalho semanal de 8 para 12 horas. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Docentes da Ufopa (Sindufopa), a categoria também é contra a forma de definição do reitor, hoje feita apenas pelo Ministério da Educação.

“Diante desse clima de autoritarismo, de falta de diálogo, a categoria avalia que não existe outra forma de combater e exigir as nossas reivindicações. A comunidade universitária e santarena precisa entender que nós não estamos defendendo apenas a categoria. Quando a gente fala de democratização da universidade, de eleições diretas para a reitoria. Nós estamos com uma pauta comum”, afirma o presidente do Sindufopa, Luiz Fernando França.
O Sindufopa estabeleceu um prazo de 15 dias para a reitoria acatar as reivindicações e entrar em acordo com os professores.

Sobre a portaria 384, o pró-reitor de planejamento da Ufopa, Aldo Queiroz disse que a carga horária não é imposta, mas combinada com os professores. “A portaria só foi feita para dar uma garantia para ao diretor da unidade para que ele possa estabelecer um horário do professor e não deixe os alunos em aula”, afirma.

Paralisação estudantes ICS

Os estudantes do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFOPA) realizam nesta sexta-feira (12) uma paralisação em protesto as condições de ensino, pesquisa e extensão.

Entre as reivindicações estão: falta de sala de aula com equipamentos e infraestrutura adequada; ausência de espaço de estudo e laboratórios; carência de corpo docente em virtude da falta de concurso público e falta de democracia na universidade.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço