Breaking News

Pesquisa aponta: cálcio previne a hipertensão na gravidez



Estudo foi feito pela Universidade do Estado do Pará. Suplementação reduziria em 50% o risco de pré-eclâmpsia.

Pará - Um estudo realizado por professores e estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgaado na noite da última sexta-feira (12) aponta que a utilização de cálcio previne a hipertensão durante a gravidez. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Saúde Escola do Marco, em Belém, e surgiu da necessidade de avaliar medicamentos, técnicas, dispositivos e abordagens administrativas que visem melhorar os indicadores da saúde.

Os docentes Regis Bruni Andriolo e Brenda Gomes se apoiaram em estudos científicos que apontam que a suplementação reduz em cerca de 50% o risco de pré-eclâmpsia. Doença gestacional que se manifesta a partir da 20ª semana, a pré-eclâmpsia provoca nas gestantes hipertensão e proteína na urina, podendo apresentar sintomas como edema (inchaço), principalmente nos membros inferiores, e aumento excessivo do peso corpóreo.
Além de redução do risco de contrair a doença, o cálcio também reduz em 36% o risco de nascimentos prematuros e em 20% os eventos de morte ou sérias condições mórbidas, como por exemplo, insuficiência renal.

Testes

No Centro de Saúde Escola foi observada uma prevalência de prescrição de cálcio de 40% entre mulheres grávidas consideradas de risco para hipertensão. As dosagens médias foram de 154,3 mg, inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (entre 500mg e 2.000mg) e pelas melhores evidências científicas disponíveis. Os intolerantes à lactose podem substituir o leite por outras fontes de cálcio, segundo a nutricionista Ana Karoline Martins.


Ela explica que leite e derivados são as principais fontes de cálcio, mas para muitos que não podem consumir esses produtos existe uma grande variedade de outras fontes. "Vegetais folhosos verdes escuros como por exemplo, espinafre, couve, brócolis. Soja e derivados, como tofu, nozes, peixes, bem como alimentos enriquecidos ou fortificados e suplementos que podem fornecer a quantidade necessária de cálcio ao dia”, informa a nutricionista.

Fonte: G1 PA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço