Breaking News

Parque da Vera Paz – Obra faraônica está se deteriorando


Logradouro está tomado pelo mato e está servindo para atracação de canoas


Considerado um dos cartões postais de Santarém, localizado às margens do rio Tapajós, o Parque da Vera Paz, em menos de um ano de inaugurado gera desconfiança na população quanto a sua estrutura. Quem visita o local observa que os Ladrilhos usados no calçadão começaram a se soltar, além da falta de arborização e de inúmeras saídas de esgotos.

Para os representantes da Associação de Moradores do Bairro do Laguinho, os problemas nos ladrilhos podem representar perigo para as crianças que brincam de bicicleta, patins ou outros equipamentos, assim como idosos que caminham pelo local. Diariamente, centenas de pessoas procuram o Parque da Vera Paz para praticar esportes ou acompanhar o pôr-do-sol.

A obra foi construída com recursos federais einaugurada no dia 29 de julho de 2012, mas já começa apresentar sinais de que foi feita com material de qualidade duvidosa.

Outra situação que tem desagradado a população é o não funcionamento do banheiro público, construído para atender quem visita o bosque.

Segundo os moradores do Laguinho, desde que foi inaugurado o banheiro fica fechado e sem acesso às pessoas que procuram o sanitário para fazer algum tipo de necessidade. Mas, há um impasse sobre quem deve manter o bosque a serviço da comunidade. Uma fonte disse que buscou informações com as lideranças do bairro do Laguinho, e estas por sua vez teriam dito que essa responsabilidade seria da Prefeitura.

Nas dependências do bosque da Vera Paz há um centro de informações, porém, ninguém soube informar sobre essa situação.

A passarela da Vera Paz foi construída para atender a um velho anseio da comunidade do bairro do Laguinho que não dispunha de um espaço público para o lazer das famílias. A idéia inicial da Prefeitura foi construir passarelas por entre as árvores do antigo bosque. Mas o projeto da Prefeitura se resumiu em um corredor de concreto a céu aberto, com uma quadra de esporte, duas lanchonetes e um banheiro, o qual está sendo motivo de reclamação.

Em julho do ano passado, a Prefeitura anunciou que o Parque da Vera Paz foi mais uma obra que se tornou realidade, através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Porém, menos de um ano depois, o local virou alvo de denúncias da comunidade santarena.

PROJETO: Na época, a Prefeitura informou que no Parque iria funcionar o Centro de Informações Turísticas (CIT), além de equipado com passarela em ladrilho, quiosques, área de contemplação com vista para o rio Tapajós e espaço para caminhadas e corridas. O Parque Vera Paz contaria, ainda, com uma quadra poliesportiva, construída para ser uma opção de prática esportiva aos moradores dos bairros Laguinho e Salé. Hoje, a quadra se encontra abandonada e sem uso por parte da população.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço