Breaking News

OAB vai apurar morte de detento na penitenciária em Santarém

Família acusa direção da casa penal e médicos de negligência. Morte ocorreu nesta terça-feira por falência múltipla dos órgãos.

Família de Cléberson acusa direção de negligência
Santarém - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém vai apurar o caso do detento que morreu na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, na manhã desta terça-feira (2), em Santarém, oeste do Pará.

Cléberson Pereira de Sousa tinha diabetes e morreu após chegar ao hospital inconsciente e sofrer falência múltipla dos órgãos.

Ele estava preso há dois anos por tráfico de drogas. O detento começou a sentir dores pelo corpo há um mês, chegou a ser internado no Pronto Socorro Municipal de Santarém, mas no local, teria recebido apenas doses de dipirona. A viúva do detento classifica a situação como negligência médica, uma vez que por várias vezes solicitou exames, mas que não foram realizados. 

“Lutei pela vida do meu marido durante um mês e meio, pedindo que o trouxessem para cá. Eu levava lá o papel, me humilhava para eles, que se omitiam de trazê-lo. Quando traziam, só vinham aí na frente, aplicavam uma dipirona e nada. Os médicos também são culpados porque se omitiam. Por que era um detento?”, questiona a viúva do detento, Nilda Sanches.

A direção da penitenciária negou que tenha havido omissão de socorro. “Foi um caso que pegou a gente de surpresa, quanto à situação de diabetes dele. Até então não sabíamos. A unidade prestou todo o atendimento. Em uma semana, o Cléberson foi três vezes ao [Hospital] Municipal”, declarou o diretor da penitenciária, Anderson Palheta.

No hospital, o diretor apresentou o histórico clínico do detento, que comprova que ele passou por 17 exames e tomou mais de 20 tipos de remédio, entre eles insulina, usada para o controle do diabetes. “Em nenhum momento houve negligência médica, nem dos nossos técnicos, para poder dar assistência ao paciente”, enfatizou o diretor do Hospital Municipal de Santarém, Gleyton Rodrigues.

Direção do Hospital Municipal de Santarém mostrou o histórico clínico do detento 
Uma comissão formada pelo presidente da OAB Santarém, Conselho Carcerário e Ministério Público do Estado visitou o presídio em fevereiro para apurar denúncias de maus tratos e falta de atendimento médico aos detentos. Presos com tuberculose, por exemplo, não estariam sendo tratados.

A OAB Santarém abriu procedimento para apurar as denúncias. “Vamos encaminhar para o conselho federal da ordem para encaminhar para Jarbas Vasconcelos, a fim de que a OAB Pará e a subseção de Santarém e o conselho federal possam repercutir nacionalmente o que está ocorrendo aqui”, informou o presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes.

OAB Santarém vai apurar as denúncias
“Fazer com que eles [detentos] possam se ressocializar. E, na situação em que se encontram hoje, a gente se pergunta: será que eles vão sair de lá ressocializados?”, analisa a representante do Conselho Carcerário de Santarém, Loreni Dutra.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço