Formação Continuada
Formação Continuada
O aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino. Objetivou-se neste estudo, investigar sobre a formação continuada do professor universitário,fazendo uma discussão sobre a temática, buscando subsídios para a construção desta revisão teórica relativa a este assunto. Verificou-se que a formação do professor é vista sob o ângulo da perspectiva que este mesmo professor adota para si, da perspectiva que ele assume para seu trabalho. A formação é um processo que incide diretamente na decisão que ele toma para a sua prática. O conhecimento profissional consolidado mediante a formação continuada apóia-se tanto na aquisição de conhecimentos teóricos e de competências e rotinas como no desenvolvimento de capacidades de processamento da informação, análise e reflexão crítica em, sobre e durante a ação, o diagnóstico, a decisão racional, a avaliação de processos e a reformulação de projetos. Concluiu-se, portanto, que a formação continuada deve estender-se ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes e questionar permanentemente os valores e as concepções de cada professor e da equipe como um todo.
Fonte: Jorge Serique é advogado, gestor em jornalismo e pós - graduado em Gestão e
Docência no Ensino Superior
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