Breaking News

Aplicativo promete ajudar os surdos a falar ao celular



Aplicativo oferece um dicionário de português para libras gratuitamente. Nesta primeira fase, a tecnologia está disponível somente para android.

Um aplicativo que promete melhorar a comunicação de surdos foi lançado nesta terça-feira (2), como mostrou o SPTV. A ideia de criar o aplicativo chamado Prodeaf Móvel, foi de um grupo de ex-alunos da Universidade Federal de Pernambuco, que conviveu com pessoas surdas e mudas e notava a dificuldade de comunicação que elas tinham. O objetivo é ajudar os surdos a falar ao celular.

O aplicativo oferece um dicionário de português para libras (Língua Brasileira de Sinais) e, por meio de reconhecimento de voz, uma espécie de avatar faz a tradução para libras. É possível  também digitar uma sentença em português e acompanhar a devida tradução em libras.

Hoje, a prática de libras já alcança mais de cinco milhões de brasileiros. Segundo dados divulgados pelo IBGE, com base no Censo Demográfico 2010, mais de 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Dentre estas, mais de 2,1 milhões de habitantes são surdos ou têm deficiência auditiva severa.

Nesta primeira fase, a tecnologia do aplicativo está disponível para Android. Clique aqui para baixar o aplicativo gratuitamente.

Fonte: São Paulo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço