Breaking News

HRBA fechou 2018 com avanços em serviços de alta complexidade


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), encerrou o ano de 2018 com grandes avanços na assistência à saúde da região Oeste do Pará, principalmente serviços de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, transplantes com doador cadáver e ampliação de leitos de terapia intensiva.

No dia 1° de fevereiro foi assinado o termo aditivo entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital, dando início ao Programa de Cirurgias Cardíacas. Até novembro, foram realizados 111 procedimentos cardiovasculares.

Em maio, a Unidade avançou no Programa de Transplantes, com a realização dos primeiros transplantes com doador falecido no interior da Amazônia. “Quando me ligaram para informar sobre o transplante, eu aceitei na hora. Foi a maior comemoração lá em casa!”, comentou Mariane Pinheiro Nobre, de 35 anos, em quem foi realizado o primeiro transplante de rim com doador falecido.

Em novembro, o Hospital aumentou a oferta de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região Oeste do Pará. No dia 1°, em ação solene, foram inaugurados mais nove leitos para neonatais. Com a ampliação, a capacidade de internação de UTI do HRBA passou a ser de 49 leitos, distribuídos em 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 19 de UTI Neonatal. Contando com as enfermarias, o Hospital passou a ter 153 leitos.

“Foi um momento histórico para nós, porque existe uma carência de leitos neonatais na região. Quase dobramos a capacidade do Hospital Regional para atender essa demanda, que é bastante alta. A sociedade, não só de Santarém, mas de todo o Oeste do Pará, com certeza passou a ser melhor atendida”, afirma o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

No último mês do ano, o HRBA conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A premiação aconteceu durante o 10º Seminário Hospitais Saudáveis. A unidade inscreveu o projeto “Ampliação da Reciclagem de Resíduos e Reaproveitamento de 100% do total de resíduos orgânicos”. O Hospital também havia conquistado o prêmio nos anos de 2013 e 2016.

Hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 21 municípios do Oeste do Pará.

O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

O HRBA também se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Fonte: Pró-Saúde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço