Breaking News

Parceria de design desenvolve cadeira versátil TeamUP, para escritórios modernos


- Modelo multifuncional é cocriação da BASF, ITO Design e Interstuhl

- Novos materiais oferecem mais conforto, peso reduzido, e máxima funcionalidade



As soluções evoluem conforme as novas demandas, especialmente no mundo dos negócios. O ritmo crescente de mudanças em nosso trabalho, escritórios e estruturas organizacionais exige escritórios com designs novos e flexíveis. A BASF, em colaboração com a ITO Design e Interstuhl, decidiu enfrentar este desafio. O resultado é a cadeira TeamUP, que utiliza quase 20 materiais diferentes da BASF. Sua ergonomia e multifuncionalidade estabelecem novos padrões criativos para escritórios. O protótipo será apresentado pela primeira vez em outubro, no estande da BASF, na Feira K 2016 e na  Feira Orgatec, realizada em Colônia, Alemanha.

Do papel para a realidade: a cadeira inovadora

Além de fornecer materiais, a BASF apoia clientes e designers na construção de componentes técnicos com a ferramenta de simulação Ultrasim®. A BASF também idealiza novas tendências na indústria de móveis e no ambiente de trabalho. Em 2014, o centro de design da BASF, designfabrik®, participou de uma competição para desenvolver um novo tipo de cadeira, que estivesse à altura das mudanças em curso no ambiente de um escritório. O vencedor foi a ITO Design, de Nuremberg.


"No futuro, a chave para o sucesso será ambientes de escritório adaptáveis que promovam a colaboração e que representem da melhor maneira possível o trabalho da equipe”, considera Armin Sander, CEO da ITO Design. “Estes ambientes serão móveis e funcionarão como um organismo vivo, movendo-se constantemente e se ajustando gradativamente, de acordo com as mudanças de requisitos. Quando desenvolvemos o conceito TeamUp, focamos em três áreas fundamentais: trabalho em equipe, aprendizagem e contato social", explica Sander.

O conceito TeamUp é um micro local de trabalho especial, que une as pessoas e também pode facilitar o trabalho individual que necessita de concentração. Ele forma espaços de trabalho independentes e pode ser ajustado às necessidades individuais.

TeamUP combina a mobilidade e a funcionalidade de uma cadeira de sala de conferências, com o conforto de uma poltrona e o ambiente de uma sala privada. Versátil. Sempre. Em todo lugar.


Nem é preciso dizer que um projeto deste tipo precisa de um parceiro inovador e engajado, que exija os mais elevados padrões na produção de móveis. A Interstuhl, famosa fabricante de mobiliário de escritório, com desenvolvimento e produção alemãs, foi o parceiro ideal. A Interstuhl é também membro do Office21, um projeto que lida com os desenvolvimentos e opções visando a concepção de novos ambientes de trabalho bem-sucedidos nas empresas. "Desde a primeira apresentação do conceito TeamUP, estávamos convencidos de que este é um projeto inovador, que define novos padrões e representa as condições de mudança no mundo do trabalho”, afirma Frank Gfrorer, Diretor Executivo da Interstuhl. “Somos reconhecidos por nossas soluções inteligentes e diferentes para mobiliário de escritório, e isso é exatamente o que a cadeira TeamUP é", comenta.

Materiais versáteis maximizam funcionalidade e conforto

Muitas das qualidades positivas da cadeira TeamUP decorrem diretamente da escolha de materiais, que tem um papel importante no desenvolvimento do design. A BASF fornece quase 20 materiais diferentes para a cadeira TeamUP, desde as rodas até o estofamento. Feita a partir de uma combinação de Ultramid® e Ultraform®, as rodas criam um equilíbrio perfeito de suavidade e atrito. Um revestimento adicional com Elasturan®, elastômero moldado de poliuretano, otimiza a aderência das rodas em uma ampla gama de superfícies e pisos. O assento da cadeira TeamUP é feito de CosyPUR® e Elastoflex® W, duas espumas de poliuretano que garantem absorção máxima de pressão e estofamento confortável. Ambas as espumas podem ser feitas em uma variedade de diferentes graus de dureza, proporcionando o máximo conforto, utilizadas em conjunto ou individualmente. O suporte para a mesa é feito de Ultramid® Structure LFX, a poliamida de alta performance com reforço de fibras de vidro longas. Este material especialmente resistente e rígido, podendo substituir o metal em uma grande variedade de usos possíveis. A mesa pode ser fabricada com o Ultramid ® e revestida com Elastollan®, para uma superfície de toque suave, ou com o Ultramid® SI. Esta nova superfície de poliamida também pode ser encontrada na estrutura da cadeira TeamUP. Ela combina as qualidades técnicas típicas de uma poliamida, com uma aparência de superfície sofisticada, satisfazendo assim as mais elevadas exigências dos fabricantes de móveis. O meio e o assento, por sua vez, contêm Acrodur®, resina de acrilato à base de água, livre de formaldeído. O revestimento com valure™ dá uma sensação sofisticada para o assento e para a parte traseira da cadeira, permitindo ao mesmo tempo uma escolha quase ilimitada de cores e formas.

"Com a cadeira TeamUP, estamos em busca de um design de produto viável no mercado para eventual produção em série”, considera Jens Müller, do segmento de Marketing EMEA para Móveis na Divisão de Materiais de Performance da BASF. “Os cálculos para componentes cruciais, tais como estrutura, incluindo o assento, mesa e suporte de mesa, foram feitos por nossos especialistas de Ultrasim®, para garantir uma melhor utilização dos componentes e moldes. Design, desenvolvimento, e materiais de competência para a indústria de mobiliário estão juntos na cadeira TeamUP”, afirma Müller.

Além de ser apresentada pela BASF na K 2016, a cadeira TeamUP também será exibida pela Interstuhl na Orgatec, a principal feira internacional para o mundo moderno do trabalho, no estande B058-C059, Hall 7.1. A Orgatec acontece em Colônia, de 25 a 29 de outubro de 2016.

Maiores informações:





A BASF na feira K de 2016 

Onde suas ideias viram soluções ideais: a BASF vai participar da Feira K, de 19 a 26 de outubro, em Dusseldorf, Alemanha (corredor 5, estande C21/D21). Todos os comunicados à imprensa, fotos e mais informações estão em: www.basf.com/k2016.

Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação.  A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi.
Para maiores informações acesse  www.performance-materials.basf.com.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com

Fonte: Maquina Cohn & Wolfe

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço