Breaking News

Santarém vai ganhar sua terceira UIPP

A comitiva do Governo do Estado que esteve na última segunda-feira (18) em Santarém, no oeste paraense, chefiada desse vez pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, visitou no final da tarde, as obras de construção da Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP), que está sendo construída na grande área de Santarenzinho. O investimento é de R$ 1,2 milhão. A obra, que iniciou em maio deste ano, está sendo executada pela empresa "Construtora Mais", segue dentro do cronograma e tem prazo de 210 dias para entrega.

"É a terceira UIPP do município de Santarém, que já possui uma em Alter do Chão e outra na Nova República. A quarta se contarmos que entregamos uma UIPP para Mojuí dos Campos quando ainda era distrito de Santarém. Hoje, é o mais novo município do Pará", relembra Luiz Fernandes. Segundo o secretário, todos os municípios do oeste paraense estão recebendo UIPP's. "Somente o município de Monte Alegre aqui na região ainda não iniciou suas obras. Mas terá uma UIPP como Santarém já tem e seguem as obras em Juruti, Terra Santa, Prainha e Curuaí, por exemplo", informou Fernandes.

O projeto da UIPP é padrão. Pronta, a Unidade terá salas para delegados, investigadores, escrivães, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais que vão atuar no prédio. A nova UIPP também adotará a filosofia do sistema de "Mediação Comunitária de Conflitos". O novo modelo é pautado em estudos sociológicos e acadêmicos e pretende trabalhar a prevenção à violência e desburocratizar o processo de atendimento.

"Ele está sendo implantado nas novas unidades e já existe nas UIPP's que estão funcionando. É uma nova filosofia de segurança pública que está dando certo e está pautada na integração de ações e trabalhos. Além de psicólogas e assistentes sociais, conta com a Unidade do Pro Paz e a integração das polícias Militar e Civil. Um grande trabalho preventivo baseado na integração", explicou Fernandes.

O Santarenzinho engloba vários bairros de Santarém e possui uma população estimada em mais de 70 mil pessoas. É uma área de expansão habitacional, que possui várias escolas e postos de saúde. A UIPP está sendo construída no bairro Alvorada. A Unidade representa para os moradores um avanço na segurança pública.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Alvorada, Rosemeire Rabelo, afirma que a UIPP é uma obra bastante esperada que vai reforçar o combate à criminalidade no bairro. "Estamos ansiosos por essa UIPP. Sabemos da importância para combater a criminalidade, assaltos, tráfico de drogas e outras armadilhas que tiram o futuro e a vida de nossos jovens. Agradecemos ao governador, ao prefeito e à Segup, que ouviram o nosso pedido", disse a presidente.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço