Breaking News

Prefeitura elabora projetos de acessibilidade


Com a expectativa de instalação dos terminais de uso privado na região do Maicá e Área Verde, além do trabalho que o Poder Executivo está desenvolvendo para a instalação do Distrito Industrial de Santarém, faz-se necessária a criação de alternativas de acesso para garantir o tráfego de veículos tanto à área portuária da cidade quanto ao próprio DI, evitando o congestionamento na área urbana e a dificuldade de mobilidade no trânsito sem provocar prejuízos e transtornos ao município. Segundo o secretário de Planejamento, Valdir Matias Jr., esse acesso se dará pela rodovia Santarém/Cuiabá (BR-163), que será interligada à PA-370, passando pelo distrito e chegando aos terminais fluviais. O secretário informou que já foi contratada uma empresa especializada na elaboração de projetos de estradas para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), e que ela já iniciou o levantamento topográfico do acesso para posteriormente fazer o processo executivo desse acesso. “De posse desse processo, a Prefeitura irá ao Dnit, que já foi contatada, para apresentar o projeto que contemplará a construção de pistas duplas para que se consiga o desenvolvimento industrial do município”, disse.

Valdir Matias adiantou que o projeto não trará nenhum tipo de impactos à cidade, pois todos os estudos serão feitos em conformidade com a legislação ambiental. Essa via de acesso não passará por dentro de comunidades e nem de áreas com florestas, aproveitando ramais já previamente abertos. O valor deste projeto será calculado após a conclusão do processo executivo. O secretário garantiu que até o final deste mês todo o projeto já estará elaborado e em setembro, o governo discutirá com a sociedade todas as diretrizes do processo. “Após todos esses tramites teremos um processo pronto para levar ao Dnit para que a autarquia autorize a licitação da obra”, disse.

Na região do Maicá, a Prefeitura pretende instalar três terminais de uso privado. Há resistência por parte dos moradores das comunidades daquela área, porém, o secretário afirmou que as obras não irão gerar impactos ambientais, pois todos os projetos serão acompanhados do EIA/Rima, que medirá os impactos. “A Prefeitura tem procurado discutir de maneira transparente essa questão para que o empreendimento chegue de forma ordeira e não prejudique os moradores que residem nas comunidades localizadas nessa área, que é a única disponível para a construção de portos”, disse.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço