Breaking News

Horizonte Verde: Número de sementes plantadas chega a 100 mil


Por: Dannie Oliveira*

Através do fomento de SAFs (Sistemas Agroflorestais), implantados em pequenas propriedades rurais nos PDS Terra Nossa e Riozinho das Arraias, mais de 96 mil sementes de espécies como açaí, castanha, cumaru, cacau e pau de balsa estão sendo semeadas. Até o final do ano esse número deve chegar a 150 mil sementes que serão plantadas nos próximos meses e que servirão para reflorestar uma área de mais de 135 hectares.


A partir de uma série de capacitações sobre coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais, os agricultores dos assentamentos estão sendo treinados. As ações visam, a curto prazo, transformar o cenário da Agricultura Familiar, através da reconversão de áreas de produção agrícola de subsistência corte-queima para Sistemas Agroflorestais, recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Legal (RL) situadas em Novo Progresso.

De modo geral, o Projeto Horizonte Verde já representa uma nova perspectiva para o público atendido, uma vez que com a implantação do mesmo, as parcerias formadas e a assistência técnica fornecida tem contribuído com a agilidade no processo de regularização ambiental e fornecendo uma perspectiva de garantia da permanência na terra com a valorização econômica desta com espécies de elevado valor comercial.

*É jornalista

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço