Breaking News

Operação Sorriso divulga resultados do Programa Humanitário de Santarém


De 11 a 16 de agosto, a Operação Sorriso, ONG responsável por cirurgias gratuitas em portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina), realizou 95 procedimentos cirúrgicos em 75 pacientes e também ofereceu 1.386 consultas especializadas gratuitas a 154 pessoas durante a oitava edição do programa humanitário na cidade de Santarém, no Pará. O trabalho foi realizado por uma equipe de 60 voluntários de várias regiões do país.

Todos os pacientes operados retornam para consulta pós-operatória na próxima quarta-feira, 20 de agosto, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara), e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico.

Além disso, neste programa contamos com a visita de alguns patrocinadores como a Alshop e a Covidien, além de nossa embaixadora, a top model Ana Claudia Michels. “Muito nos emociona poder proporcionar a eles esse contato tão dignificante com a realidade dessas pessoas e verem como estão contribuindo para assegurar que existe esperança para todos. São histórias de vida que se transformam em “suas” histórias, contadas por eles e propagadas em seus círculos de relacionamento ajudando ainda mais a tornar conhecida nossa causa e a atendermos mais e mais pessoas”, diz Ana Silvia Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

O programa humanitário de Santarém contou com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, empresas socialmente responsáveis como Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Temasek, Schivartch e Advogados, Colgate, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, FNazca, Fundação Aumund, Make them Smile, Way Models e PRNewswire. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br. A partir deste programa humanitário, a Operação Sorriso, em parceria com a Cargill, distribuiu cartilhas sobre Nutrição Humana usando produtos da região, visando diminuir a incidência de desnutrição, fator de influência nos pacientes que passam pela seleção e que não têm condições de realizar a cirurgia.

“A gratidão que sentimos nos abraços e nos sorrisos que recebemos de pacientes e responsáveis diz tudo. Por isso, transmitimos cada demonstração de carinho deixada pelas famílias em agradecimento a todos os voluntários, patrocinadores e comunicadores que ajudaram a transformar sorrisos e a dar nova perspectiva de vida e dignidade a tantas pessoas. Oficialmente, tínhamos 60 vagas para cirurgias e conseguimos realizar, ao todo, 75 cirurgias”, diz Luciana Garcia coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Sobre a Operação Sorriso 

A cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura labiopalatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento. Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso — maior organização médica voluntária do mundo que reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais — já transformou a vida de mais de 200 mil pessoas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 83 mil exames e avaliações especializadas. Ao todo, nove mil pessoas foram atendidas em onze estados brasileiros.

“Esses atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo”, diz Ana Stabel, atual Diretora Executiva da Operação Sorriso, lembrando que, só em 2013, a organização realizou três programas humanitários onde efetuou quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 200 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.

Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais e leva médicos residentes e novos voluntários que também são treinados no atendimento aos fissurados, ficando aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Pediatria, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia, Odontologia e Ortodontia.

Fonte: Approach Comunicação Integrada/Vanessa Rodrigues

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço