Breaking News

Varicocele é responsável por aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina e atinge cerca de 15% dos homens

Varicocele uma vilã que pode causar infertilidade

15% da população masculina tem essa doença, isso acontece com maior frequência devido à presença de refluxo nas veias do plexo pampiniforme.

Cerca de 15% da população masculina tem varicocele, que consiste na principal causa de infertilidade presente em até 40% dos homens. A Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, que ocorre principalmente após esforço físico. Essas veias dilatadas no cordão espermático podem dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen.

Segundo o Radiologista Intervencionista e Angiorradiologista Dr. Francisco Carnevale, da CRIEP - Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa, a varicocele no homem pode causar dor no testículo ou na região da virilha e dilatação das veias da bolsa escrotal, especialmente durante esforço físico ou exercício físico, De forma associada, o testículo afetado poderá reduzir de tamanho e levar à redução da qualidade do sêmen.

Atualmente, os principais tratamentos para a Varicocele são a cirurgia convencional e, mais recentemente, a embolização endovascular. “Bastante eficaz, é uma técnica nova e minimamente invasiva na qual, por meio de um pequeno furo na virilha, inserimos um cateter e injetamos materiais para a oclusão da veia comprometida. Esse é um procedimento sem cortes ou cicatrizes e o sucesso técnico se aproxima de 100%”, afirma o médico.

Prof.  Dr. Francisco Cesar Carnevale - médico da CRIEP - Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa – autoridade médica referência nacional e internacional em Radiologia Intervencionista, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. Sua principal linha de pesquisa está focada no tratamento de pacientes com sintomas do trato urinário inferior associados ao crescimento da próstata pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Pioneiro a publicar na literatura científica mundial, a técnica de Embolização das Artérias da Próstata (EAP) dentro do Hospital das Clínicas da FMUSP, sob a supervisão dos professores Miguel Srougi e Giovanni Guido Cerri.  É diretor de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP), do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). É responsável pelas disciplinas de Graduação e Pós-graduação na área de Radiologia Intervencionista da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Fonte: Equipe Contato Comunicação & Marketing - Mariana Durante

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço