Breaking News

Hospital Regional do Baixo Amazonas alerta homens sobre risco das doenças cardiovasculares


Como forma de mostrar a importância de cultivar hábitos saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Santarém, realizou uma programação especial nesta quinta-feira (18). O cardiologista João Otaviano de Matos repassou algumas importantes orientações aos pacientes que aguardavam consultas no Ambulatório da unidade e, em seguida, interpretou algumas músicas regionais. 

“Temos que ter sempre duas coisas em mente: qualidade de vida e viver muitos anos. E como a gente previne as doenças cardiovasculares? Com um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, com atividade física regular e, também, a partir dos 40 anos de idade, todo homem e toda mulher, deve fazer pelo menos uma consulta anual com um clínico ou cardiologista”, destaca o médico. 

O paciente José Jofre, de 56 anos, ouviu as orientações atentamente. “Para gente, foi muito importante o que o médico falou. Inclusive, estou com a minha esposa, e falei que tudo serve para ela também. O fato de ter uma apresentação musical, foi muito bom. A gente já chega aqui com baixa autoestima e essas ações nos trazem mais vida, mais animação, é uma energia muito boa. Eu gostei bastante”, afirma. 


A ação faz parte da Semana do Homem – o Dia do Homem é comemorado no dia 15 de julho. “É muito importante ter esses momentos, principalmente porque estamos no mês do homem, e sabemos que os homens não se cuidam tanto quanto as mulheres. Então é sempre muito bom ter esse tipo de evento que estimula mais as pessoas a procurarem ajuda. O médico também é um excelente cantor”, diz a acompanhante Luciele Silva, de 29 anos. 

Para a Supervisora de Humanização do HRBA, Patrícia Nogueira, é fundamental trabalhar com a prevenção. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de nos cuidar, sempre, não somente depois de já estar com algum problema. Hoje nós procuramos proporcionar essa interação entre médico e paciente, em um momento descontraído, para que pudessem aproveitar bem o momento”, afirma. 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros - a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço