Breaking News

Hospital Regional de Santarém capacita profissionais sobre lesão de pele e uso de cateter


A importância de um cateter no cuidado de uma vida. Em workshops promovidos pelo Hospital Regional de Santarém, profissionais foram capacitados sobre as práticas inovadoras no cuidado da pele e do uso do cateter e em benefício do paciente. 

Os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram de dois eventos, nesta semana, para aprimorarem as técnicas de assistência prestada aos usuários. Na segunda-feira (15), foi realizado o Workshop do Time Cuidador de Pele, que abordou a “Assistência de Enfermagem no Manejo de Feridas e Curativos”. Nesta terça, aconteceu o Workshop do Time Cuidador de Cateter, com o tema “Inserção e Manutenção Segura de Cateteres”. 

O evento sobre manejo de feridas e curativos teve objetivo de estabelecer ações inovadoras para a realização de práticas seguras no processo do cuidado da pele. Também sensibilizou as equipes de saúde sobre a importância do tratamento correto e eficiente das lesões. 

“Esses eventos asseguram a nossa ferramenta principal na assistência ao paciente, que é a melhoria contínua. Aumentamos o nosso nível de percepção quanto aos eventos adversos e, assim, garantimos maior segurança ao nosso paciente”, explica o enfermeiro responsável, Rodrigo Gastaldi. 

O workshop sobre cateter se propôs a apresentar inovações tecnológicas e difundir informações que contribuíram para aumentar a segurança dos pacientes durante a internação hospitalar. Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas e de maior circunferência para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames. 


São dois os tipos de acesso: venoso periférico e venosos central. O periférico é a inserção de cateter nos membros (braços, mãos, pernas). O central é utilizado em pacientes que necessitam de grandes quantidades de medicamento e soro, geralmente é usado em Unidades de Terapia Intensiva. 

“Nosso desafio é reduzir os acessos centrais, mesmo tendo pacientes graves, o que aumenta ainda mais a complexidade. Trabalhamos muito a anatomia e fisiologia para permanecer no acesso periférico. Queremos que a nossa equipe se especialize nisso”, afirma a diretora Assistencial do HRBA, Francilene Caldeira. 

O diretor Técnico da unidade, Epifanio Pereira, reforçou a importância de uma assistência de qualidade. “Enfermagem forte se traduz em um hospital forte. Isso mostra a importância dos técnicos e enfermeiros nas instituições de saúde. Por isso trabalhamos focados na qualidade e segurança na assistência aos pacientes”. 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.


Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros - a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço