Breaking News

Agosto Dourado: mês estimula e traz a importância do aleitamento materno


O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, portanto a amamentação é essencial para a saúde tanto do bebê quanto da mãe. Dando força a este ato de amor, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está com uma programação em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno e à Semana Municipal do Bebê que contará com abrangentes atividades intersetoriais gratuitas no período de 1 a 9 de agosto.
A abertura oficial será na quinta-feira, 1º de agosto, às 8h30, no Centro de Referência da Criança. Na ocasião, o prefeito Nélio Aguiar entregará a chave da cidade à primeira criança que nascer no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), na referida data, como parte da iniciativa do Selo Unicef.

Haverá ainda diversas atividades que reforçarão sobre a importância do aleitamento materno e o vínculo mãe e filho como oficinas sobre alimentação saudável e demais temas; entrega de cadernetas de vacinação; teste do pezinho; teste da orelhinha; consulta médica, etc.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade receberão as intervenções de assistência à saúde. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) também terão atividades voltadas à saúde e educação.

Trazendo o tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!", todas as atividades foram planejadas para promover a formação de vínculo e estimulação do bebê com os pais de forma a contribuir para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar.

O encerramento ocorrerá no dia 9 de agosto no Parque da Cidade com uma blitz que contará com a presença de profissionais da Saúde, Educação e Assistência; pais e responsáveis; além de orientações sobre a técnica de shantala para aliviar cólicas, gases e desconfortos do bebê.

Por que amamentar?
O leite materno ajuda na imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias, estimula o intestino da criança a se desenvolver, ajuda a evitar a icterícia e diminui as chances de desenvolver inúmeras doenças; contém proteína, lactose, vitaminas, minerais, água, gordura e todos os demais nutrientes que a criança necessita para o crescimento e desenvolvimento até os seis meses de idade.

Com a amamentação, o bebê terá uma digestão mais fácil, porque o leite materno é melhor absorvido e tolerado pelo organismo do bebê, diminuindo as cólicas.

Além de beneficiar o bebê, a amamentação também beneficia a mãe que, além de aumentar o vínculo afetivo com o bebê, se sente mais segura e menos ansiosa. O útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto. Estará também menos propensa a sofrer com osteoporose.

Depois de seis meses de vida, outros alimentos já podem ser oferecidos à criança, mas a mãe pode e deve amamentar o filho pelo menos até ele completar um ano de idade.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), 1 a 7 de agosto, que é um movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), iniciado em 1992, em defesa da amamentação.

A iniciativa tem como meta estabelecer o direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.

Fonte: PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço