Breaking News

Inovação e Gestão de Pessoas: dois caminhos inseparáveis



*Por Régis Lima

Quando mencionamos a palavra "inovação" em uma reunião de planejamento, o departamento de Recursos Humanos, muitas vezes, é esquecido. Com mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes, posso dizer com propriedade. Entretanto, tenho observado o surgimento recorrente de novas tecnologias para o setor. De processos de contratação mais eficazes ao treinamento de funcionários, passando pelo auxílio de tarefas rotineiras, novas soluções têm colocado o RH no centro das discussões.

O investimento tecnológico na gestão de pessoas vai além de gerir o quadro de funcionários de forma moderna e visionária. Mais do que integrar equipes com foco na obtenção de resultados sólidos, é fundamental planejar. Em outras palavras, a solução deve estar alinhada à sua estratégia.

Para implementar um processo de mudança cultural baseado em inovação, é essencial preparar os times para os desafios do novo ambiente de trabalho. Inovação deve significar facilidade e sua implantação tem como objetivo somar, porém, é necessário deixar esta concepção evidente aos integrantes de sua cultura organizacional.

A forma como seu RH passa a atuar após a implementação de softwares de gestão, é o principal impacto das novas tecnologias na gestão de pessoas. Diversas tarefas podem ser realizadas pelas próprias soluções tecnológicas, permitindo que os profissionais de seu Recursos Humanos possam dedicar-se a outras tarefas. Com isso, a empresa ganha agilidade e confiabilidade no departamento. Sistemas automatizados tornam o setor mais eficiente e contribuem para a redução de gastos e obtenção de resultados com qualidade.

Entre tantas vantagens da inovação tecnológica, está a transparência e acessibilidade do departamento de RH junto aos funcionários. Com uma solução de gestão, é possível disponibilizar informações de seu interesse com nitidez e acessar dados importantes de seus colaboradores. Outra oportunidade é criar um canal corporativo, onde seus funcionários possam consultar a própria folha de pagamento, arquivar informações relevantes e editar informações pessoais. No que diz respeito aos gestores, este canal pode oferecer acesso rápido e detalhado, para auxiliar na tomada de decisões assertivas.

Com um time preparado e receptivo as inovações, sua empresa só tem a ganhar: seu processo seletivo torna-se mais qualificado, há maior organização de suas contratações atuais e a solução pode ser integrada a outras ferramentas de Business Intelligence. Portanto, fique atento a oportunidade única de qualificar o seu negócio. Olhe com cuidado para a sua equipe e esteja sempre com as portas abertas para os novos talentos.

*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI. Atualmente é diretor executivo na Lumen IT, sendo responsável pelas áreas comercial, financeira e de marketing da empresa.


Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, é considerada a empresa que mais cresceu no setor nos últimos dois anos, cerca de 200%. A Lumen IT, é uma empresa com foco em soluções fiscais, seja implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, entre outros. Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, tais como: ICMS, IPI e ISS, até a geração de arquivos magnéticos para todas as instâncias de fiscalização (IN86, IN100/ MANAD, CAT, Sintegra, Estados do Nordeste, ECF, etc), bem como a geração e validação dos arquivos referente ao Sped Fiscal, Sped Contábil e Sped Contribuições (Pis&Cofins). Em sua carteira de clientes constam nomes como: Dafiti, Total Lubrificantes, Serilon, Martin Sprocketer, Buscapé, Margirius, Epharma, CNova, Grupo Multi e Cinemark.

Fonte: Lumen IT/BPO, IDEIACOMM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço