Breaking News

Pesquisa colaborativa reúne informações sobre produção de biogás no Brasil


O BiogásMap centraliza dados sobre plantas em funcionamento ou implantação no país, dados das plantas de biogás podem ser compartilhados para atualizar levantamento.

O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) estão promovendo a atualização de dados do BiogásMap. A ferramenta web é a primeira do país que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás em um mapa dinâmico, público e online. O aplicativo foi elaborado por pesquisadores Centro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com apoio da Embrapa, Probiogás, GIZ e Ministério das Cidades e lançado em 2016. A consulta é livre e pode ser feita no endereço eletrônico: https://cibiogas.org/biogasmap.

A pesquisa considera dados de plantas de biogás existentes no Brasil para geração de energia elétrica, calor, mecânica e produção de biometano. Os resultados do primeiro levantamento revelaram a existência de 127 plantas de biogás em operação no país em 2015, produzindo cerca de 1,6 milhões de m³ de biogás por dia. Se convertido em biometano, seria possível abastecer 160 mil veículos por dia.

 O principal objetivo do novo levantamento é prover o setor de energia com informações referenciais para o crescimento da produção de biogás. "A ABiogás vê no Biogasmap o potencial de mostrar ao Brasil o tamanho do mercado existente, mas especialmente, o potencial do mercado a ainda ser construído. Essa iniciativa é de grande importância para o planejamento energético e para o desenvolvimento de dados sobre o setor”, afirma a secretária-executiva da Associação, Camila Agner D'Aquino.

A nova etapa de levantamento de dados sobre as unidades de produção de biogás será lançada durante o Seminário Técnico "Nova Geração do Biogás", na próxima quarta-feira (09), em São Paulo. Estima-se que existam aproximadamente 400 plantas em operação no país. “O apoio da ABiogás é muito importante nesse trabalho por ser uma associação que representa grande parte das empresas do setor de biogás e vem trabalhando fortemente para o seu crescimento”, ressalta o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael Gonzalez.

As empresas responsáveis pelas plantas de biogás podem cadastrar as informações por meio de um formulário online, disponível em https://goo.gl/forms/c70kqqMjUdRUfDp82.  Para contribuir com a pesquisa basta incluir informações como local de instalação, potencial de produção e tipo de aplicação energética. Informações com o nome dos proprietários e e-mail de contato serão mantidas em sigilo pelos pesquisadores.

De acordo com a pesquisadora do CIBiogás, Leidiane Mariani, a falta de informações é uma das principais barreiras para o crescimento do setor de biogás no Brasil. “Consideramos que o BiogásMap é uma ferramenta essencial para a superação dessa barreira, com esses dados as ações para fomentar o uso do biogás no país podem ser mais assertivas”, explica. Os dados coletados na primeira fase do levantamento foram utilizados e publicados por instituições como Agência Internacional de Energia, do Mercosul e da Empresa de Pesquisa Energética.

Atualização do BiogasMap
Cadastre sua planta de biogás e participe desse grande projeto!
O link do formulário é https://goo.gl/forms/c70kqqMjUdRUfDp82

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato por: cadastro.biogas@cibiogas.org ou pelo telefone (45) 3576-7190.

Fonte: BiogasMap, Media Relations

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço