Breaking News

Procura por vacina contra gripe é considerada baixa no Dia D


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no sábado (12), o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza - o vírus da gripe. Todos os 55 postos do município estiveram com frente de trabalho para imunizar a população-alvo. De acordo com a coordenação, o número de pessoas que procuraram os postos foi considerado baixo. Até o momento 14 mil 673 doses aplicadas da vacina foram contabilizadas. O número total será contabilizado quando os boletins de todos os postos chegarem à sede para serem colocados no sistema, previsto para ocorrer até o fim desta semana.

O público-alvo da vacina este ano são pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, asmáticos) e outras condições clínicas especiais (pessoas com rinite, acamados e os que possuem sequelas de AVC), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também foram incluídos na vacinação prioritária os professores das escolas públicas e privadas.


Segundo a coordenadora do setor de vacinação da Semsa, Edina Gadelha, a maior procura pela vacina ocorreu por parte dos doentes crônicos e dos idosos. O número de pessoas que procuraram os postos foi considerado baixo pela coordenação. Edina acredita que a chuva que caiu no sábado atrapalhou a ida aos postos.


 "A procura por parte de mulheres grávidas e de crianças menores de cinco anos, também foi baixa. É bom ressaltarmos a importância desse público também se vacinar, pois eles fazem parte do grupo mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias", ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora a campanha de combate à gripe prossegue até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 80 mil pessoas em Santarém. Para isso, 116 postos nas zonas rural e urbana estão preparados para a imunização do público prioritário até o final da campanha.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem originar casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.


Casos de gripe

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 5 de maio de 2018, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país, com 158 óbitos. Do total, 597 casos e 99 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 óbitos. Ainda foram registrados 112 casos e 13 óbitos foram por influenza B e os outros 88 casos e 15 óbitos por influenza A, não subtipado.

Em Santarém, este ano, ainda não foi registrado nenhum caso da doença. De acordo com dados da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), o ano mais crítico foi em 2009, quando ocorreram óbitos de duas grávidas no município.

Fonte: Vacinação, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço