Breaking News

Enfermeiros são homenageados na Câmara Municipal de Santarém


Na tarde desta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Santarém realizou sessão especial para homenagear profissionais da saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros do município de Santarém, com a Comenda Anna Néri.

O requerimento de autoria do vereador André Nobre Pastana (PSDC), conhecido como André do Raio X, homenageou 27 profissionais, sendo oito deles funcionários públicos municipais, lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Hospital Municipal (HMS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e Serviço de Atendimento Móvel ( Samu).

A solenidade contou com a presença da sociedade civil organizada; do vice-prefeito José Maria Tapajós, que representou o Prefeito Municipal Nélio Aguiar; do advogado José Antônio Rocha, que representou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Edson Ferreira Filho; representante da Polícia Militar do Pará e representantes dos profissionais de saúde.


A comenda Anna Néri foi implementada em Santarém pela então vereadora enfermeira Marcela Tolentino, há dez anos. O vereador André do Raio X, que este ano apresentou requerimento para homenagem aos profissionais da saúde destacou os critérios utilizados para eleger os agraciados com a comenda Anna Néri. " O principal critério para a escolha desses profissionais são os relevantes serviços prestados por eles à sociedade santarena. Profissionais que atuam com segurança, responsabilidade e ética," afirmou.

A técnica de enfermagem, do Hospital Municipal de Santarém (HMS), Francineide de Oliveira Amaral, de 61 anos, foi a homenageada com mais tempo de trabalho. Ela falou da importância do reconhecimento dos 39 anos de atuação no serviço público municipal.


"Agradeço o reconhecimento do meu trabalho, da minha dedicação durante estes 39 anos em que eu desempenho com muito amor a minha profissão, agradeço também o apoio que é dado a nossa classe", disse a técnica.

José Antonio Rocha, que representou o secretário de saúde Edson Filho durante a solenidade, destacou a satisfação em fazer parte de uma gestão que valoriza o profissional. "Como representante do Secretário de Saúde, nesta solenidade, me sinto feliz em trabalhar em um governo que valoriza o profissional de saúde, que dá condições de trabalho, que busca levar estes profissionais para os lugares mais longínquos do município para dar melhores condições de saúde para a população santarena", ressaltou.

Sobre Anna Néri

Segundo a Radioagência Nacional, Ana Justina Ferreira nasceu na Vila da Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia. Casou-se aos 23 anos com o capitão de fragata da Marinha, Antônio Isidoro Néri, de quem adotou o sobrenome. O casal teve três filhos. Os dois mais velhos se formaram em Medicina e o mais novo seguiu carreira militar.


Com a deflagração da Guerra do Paraguai em 1865, os filhos de Ana Néri foram convocados e ela ofereceu ao presidente da Província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, seus serviços como voluntária para cuidar dos feridos. Néri recebeu noções básicas de enfermagem com a Irmandade de São Vicente de Paulo, tornando-se a primeira mulher enfermeira do Brasil.

Dia Internacional da Enfermagem
O Dia Nacional do Enfermeiro é comemorado no dia 12 de Maio. A data lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820.

Florence Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, ela se tornou enfermeira, que na época era uma profissão exercida exclusivamente por freiras.


Destacou-se por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para o front da Guerra da Crimeia (1853-1856) onde tratavam dos soldados feridos. Além disso, foi ela quem lutou para dar a atividade um caráter profissional, fundando a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que depois receberia seu nome. Lá foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.

Relação dos Homenageados:

- Rúbia Grace Alves Tapajós - Secretaria Municipal de Saúde;
- Luzanira Souza Duarte - Secretaria Municipal de Saúde;
- Francineide de Oliveira Amaral - Hospital Municipal de Santarém;
- Joycineia de Assunção Nobre - Hospital Municipal de Santarém;
- Marilene Rodrigues Gomes - UPA
- Maria Goreth Ferreira Viegas - UPA
- Suelen da Silva Brito - SAMU
- Ednil Antonio Moreira Galúcio - SAMU
- Marcele Almeida Da Silva - HRBA
- Raimunda Jucimara Pinto Lima - URES
- Juan Cristian De Sousa Campos - UNIMED
- Valdivar Ferreira Lima Júnior - Hospital São Camilo;
- Claudio César Viana Evangelista - Hemopa
- Regina Lúcia Lima Tapajós - Sespa
- Edineide Silva Maia - Caps II
- Ilticiana Martins da Silva - HRBA
- Maria Mônica Machado de Aguiar Lima - URES
- Karla de Menezes Alves - Unimed
- Carla Suny Pinto Silva - Hospital São Camilo;
- Maurício Tapajós Vasconcelos - Hemopa
- Andrea Leite de Alencar Salgado - Sespa
- Massaraí Jennings Viegas- Caps II
- Franciane Aguiar Santana - IESPES
- Gleyciane Cristina da Silva Rodrigues - CEPES
- Maria Cristiane Rodrigues Spinola - UNAMA
- Mara Tatiane Gonçalves Sá - UEPA
- Karolina de Sousa Neves - CEPROEN


Fonte: Enfermeiros, Câmara Municipal de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço