Breaking News

Peninha denuncia abandono da Escola Técnica de Itaituba

Vereador mostra equipamentos que estão se deteriorando, equipamentos estão parados e enferrujados;  mesas, cadeiras e outros materiais estão jogados.

“Estive visitando na manhã do último dia 29 de setembro a Escola Tecnológica do Pará-EETEPA, de Itaituba. Fiquei estarrecido com que vi. Equipamentos caríssimos abandonados, largados, jogados, cheios de poeira e sem nenhuma utilização. O pior, colegas vereadores, nunca funcionaram desde 2005 e estão jogados. São vários equipamentos, como microscópios, e outros. Equipamentos que poderiam estar sendo usados na fabricação de queijo, leite pasteurizado, lapidação e fundição de jóias, dentre outros”, denunciou na Tribuna na Câmara de Itaituba o vereador Peninha, nessa semana.

Lembrou o Edil que a Escola Tecnológica do Pará de Itaituba foi inaugurada no ano de 2005, pelo então governador Simão Jatene, que nunca se preocupou em colocar em funcionamento estes equipamentos.

“Todavia, o estado de abandono é de toda a estrutura da escola. As portas já não possuem mais fechaduras. Os sistemas elétricos e hidráulicos todos danificados. Inclusive, em visita in loco, logo percebi uma equipe da Rede Celpa, a qual estava fazendo serviço para consertar um curto-circuito que tinha ocorrido ali. Os aparelhos de ar condicionados são ultrapassados e a maioria não funciona, já tendo sala que funciona apenas com ventiladores. O laboratório de laticínios foi invadido por cupins. Banheiros sem nenhuma condição de funcionalidade e higiene. De modo geral, a escola encontra-se em total abandono, sucateada, deteriorada”, prosseguiu em seu relato o vereador Peninha.

Na Escola Técnica de Itaituba, disse o parlamentar, existem equipamentos caríssimos e raros, como a MUFLA, Estufas Ventiladas, Phmetro, Autoclaves etc., difícil de encontrar nas Universidades Públicas. “Inclusive, todos os equipamentos de um laticínio de tecnologia de ponta para serem utilizados em aulas práticas, mas, por falta de manutenção por parte do governo do Estado, esses equipamentos nunca foram utilizados e estão sendo deteriorados pelo tempo. Com isso, quem perde são os alunos que ficam sem fazer aulas práticas. É sabido ainda, que para se ter aulas práticas, os professores realizam rifas juntamente com os alunos para conseguirem dinheiro, além de alguns professores tirarem dinheiro do próprio bolso para que se possam ter aulas práticas”, frisou o vereador.

Outro ponto que destacou o vereador Peninha é sobre a análise de solo. “Existe na EETEPA um laboratório todo montando, mas que nunca funcionou, obrigando assim que todas as análises de solo de Itaituba e região sejam enviadas para os laboratórios da Embrapa de Belém ou para a cidade de Sinop no Mato Grosso. Se este laboratório estivesse funcionando, os agricultores teriam mais facilidade com manejo do solo para diversas culturas e das pastagens degradadas da região para pecuária”, denunciou Peninha.

A Escola hoje atende cerca de 300 alunos, com cursos do Ensino Médio nas áreas Técnicas em Agropecuária, Segurança do Trabalho, Informática e Meio Ambiente. “Já atendeu muito mais alunos em tempos iniciais de funcionamento. Era para ser referência na região. Alunos de Itaituba e municípios circunvizinhos seriam agraciados caso o Estado assumisse o compromisso de repassar os recursos para a manutenção da escola. Apesar de o Estado receber recursos federais, por aluno, o valor de R$ 2.875,03 por ano, a viabilização para o funcionamento total, inclusive contratação de profissionais nas áreas específicas não ocorre de fato e de direito”, ressaltou Peninha. “A previsão é para o Estado este ano receber mais de R$ 2 bilhões. Isto somente em repasses do Governo Federal. Muitas profissões poderiam ser contempladas por esta instituição, conforme os objetivos reais de sua existência”, alertou o Vereador.

“Portanto, vereadores, é inadmissível uma instituição estadual construída com toda uma infraestrutura para a formação e preparação de cidadãos aptos para o mercado de trabalho estar sofrendo total abandono. É dinheiro público sendo mal utilizado, jogado pelo ralo, enquanto nossos jovens agonizam na busca de uma formação profissional”, declarou.

No final de seu pronunciamento, mostrando fotografias, Peninha pediu à Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Itaituba encaminhar sua denúncia, acompanhado das fotografias, ao Ministério Público Estadual, no sentido de tomar providências, inclusive responsabilizando os culpados pelo estado de destruição dos equipamentos, que custaram dinheiro público.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço