Breaking News

Óbidos inicia processo de recadastramento de beneficiários do Programa Bolsa Família

Aproximadamente 800 famílias necessitam fazer a atualização do programa para não perder o benefício.

Com o objetivo de coibir fraudes o Governo Federal realiza em todo o país a atualização dos dados do Programa Bolsa Família, em Óbidos, município localizado a margem esquerda do Rio Amazonas e distante 1100 quilômetros da capital, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) já iniciou o trabalho de busca ativa para a atualização dos dados cadastrais de mais de 800 famílias que encontram se com algum tipo de pendência junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). 

O programa foi instituído para apoiar as famílias mais vulneráveis, buscando acabar com a extrema pobreza e garantindo a elas o direito à alimentação, à saúde e à educação, além da conquista da cidadania, porém é necessário critérios para que o programa realmente possa chegar a quem necessita. Entre os critérios instituídos pelo próprio MDS está a atualização cadastral dos beneficiários do programa que acontece sempre que o Governo Federal identificar algum tipo de conflito nas informações repassadas ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único). 

O Cadastro Único reúne as informações das famílias pobres e extremamente pobres em todo o país, e esses dados servem para o Bolsa Família e também para vários outros programas. “Quando o Governo identifica que há um conflito de informação, por exemplo, a pessoa omitiu ou até mentiu alguma informação no CAD Único e consta para o Governo que essa pessoa tem outras fontes de renda que não condizem com o perfil do programa ai essa pessoa é notificada a prestar esclarecimento não para o município, mas para o Governo Federal”, explicou a coordenadora do programa no município de Óbidos, Catiane de Sousa Moda.

Atualmente em Óbidos 5.753 famílias recebem recurso do Programa Federal, famílias que necessitam fazer a atualização a cada dois anos para continuar recebendo os recursos. “A cada dois anos nós fazemos a atualização dos dados junto ao CAD Único e enviamos para o Governo que avalia se essa família ainda está apta a permanecer no programa, se apresentar o perfil o beneficio é liberado automático, casa tenha conflito ela é convidada a prestar informações”, enfatizou a coordenadora após citar que renda mensal por pessoa pode variar entre R$ 77,01 e R$ 154 (cento e quarenta reais), desde que tenham crianças, adolescentes ou gestantes. 

Outra informação importante citada pela coordenadora diz respeito ao prazo para a realização das atualizações do CAD Único que devem ser respeitadas. “As pessoas devem procurar a SEMDES por causa do prazo de bloqueio e de cancelamento, algumas famílias tem prazo até 17 de julho e pode ir para cancelamento em agosto e assim por diante, mas é importante que se o beneficiário recebeu a cartinha ou o extrato com notificação que eles nos procurem para fazer a atualização”, finalizou a coordenadora. 

Os beneficiários notificados pelo MDS devem procurar a SEMDES, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A SEMDES fica situada na Praça Barão do Rio Branco, (Praça de Santana) S/N, Centro. É necessário que o beneficiário compareça munido de todos os documentos dos integrantes da família, além do comprovante de residência (Conta de Luz).

Por: Marta Costa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço