Breaking News

IMSI CATCHER:UMA AMEAÇA PARA A PRIVACIDADE?


O dispositivo Imsi catcher que intercepta telefones celulares dentro de algumas centenas de metros, está no centro de um acalorado debate sobre a privacidade. O caçador de IMSI pode ser comprado na rede e funciona sem que as empresas de telefonia percebam: certamente não o máximo da privacidade.

IMSI Catcher, (sigla para International Mobile Subscriber Identity) está disponível como um portátil ou fixo e monitora o tráfego telefônico de usuários desavisados, que não podem nem imaginar que estão sendo espionados. A utilização do dispositivo permite-lhe recolher informações sensíveis, incluindo o número de telefone do usuário, os dados do seu sim, o chamado Imei (International Mobile Equipment Identity), que identifica a marca e o modelo do telefone celular espionado, a localização geográfica.

Não só isso, mas você também pode determinar quem é a outra pessoa, ouvir a chamada e até mesmo ler as mensagens de texto. Alguns países proibiram a compra deste item, como os EUA, desde que veio à tona que o FBI tem usado para espionagem industrial.

Na Europa em 2013, o departamento de segurança pública emitiu um convite para comprar um sistema Imsi Catcher, que deve ser atribuído a determinadas polícias científicas para facilitar as investigações. Atualmente, até 22 de junho será aberto um novo concurso para dois outros sistemas semelhantes, destinados para a polícia .

Assinalou-se um ponto importante: o uso desses sistemas Imsi Catcher não foram utilizados e não serão, durante serviços de ordem pública, mas apenas para as atividades da polícia judiciária. Apesar do esclarecimento, que deveria tranquilizar as pessoas sobre o respeito pela própria vida privada, ainda existem questões a serem esclarecidas sobre a utilização destes dispositivos, porque nós não sabemos, além dos órgãos do Estado, quantos outros compradores adquirirem esses produtos na rede e para quais fins.

Deve ser dito que os dados capturados são armazenados e que, embora estes dispositivos tenham ajudado a desmascarar pedófilos e rastrear criminosos e fugitivos, precisa-se de uma maior proteção aos usuários.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço