Breaking News

XII Festival de Bandas e Fanfarras inicia na sexta-feira


O evento de lançamento do XII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém foi realizado nesta segunda-feira (10), no estádio Colosso do Tapajós. A solenidade contou com a participação de autoridades municipais e dos regentes das agremiações que vão participar do concurso em 2018.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Santarém, Erasmo Maia, representando o prefeito Nélio Aguiar disse que o Festival é uma manifestação cívica que se posta como uma das maiores do norte do Brasil e por isso, recebe a devida atenção do gestor municipal. Segundo ele, a proposta é fazer com que o festival tenha uma dotação orçamentária própria, aprovado pela Câmara Municipal de Santarém, com isso, o projeto se torna uma ação de governo.

Erasmo também destacou que o retorno do festival ao estádio Colosso do Tapajós vai potencializar ainda mais o sucesso do evento, além de garantir segurança e conforto aos visitantes e aos integrantes das bandas e fanfarras. Maia disse ainda que o festival representa um grande desafio tantos aos organizadores quanto ao gestor municipal em se tratando da viabilidade de recursos que representa um montante considerável, garantido com a receita do tesouro municipal.

A secretária de educação Mara Belo citou o sucesso das manifestações cívicas durante a Semana da Pátria 2018 que irá encerrar com a realização do Festival. Em nome da gestão municipal parabenizou a todos os participantes e registrou a dedicação e o comprometimento nos ensaios há vários meses para realizar uma boa apresentação.

Belo reconheceu que a logística e o deslocamento representam os maiores desafios aos participantes que vêm de outros lugares, assim como as dificuldades da gestão municipal, para garantir os investimentos que envolvem as infraestrutura e a premiação, principalmente. A secretária concluiu que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá entregar aos vencedores do ano de 2017 a premiação que ficou pendente e afirmou que a deste ano já está garantida.

O coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), José Maria Lira cumprimentou os regentes das bandas e das fanfarras e anunciou que as mudanças que ocorreram este ano visam melhorar o festival, principalmente referente a segurança e comodidade. "É chegado o grande dia para o qual todos vêm se preparando há meses".

Lira comentou que o Festival já é um dos maiores da região Norte. No ano de 2017 recebeu um retorno significativo com cerca de 18 mil pessoas em prestígio ao evento na Orla da Cidade e mais de 150 acessos sobre o Festival nas redes sociais. O coordenador destacou ainda o empenho de todos os regentes, dos integrantes das bandas e fanfarras, assim como o comprometimento da secretária Mara Belo e o apoio decisivo do prefeito Nélio Aguiar.

Festival de Bandas e Fanfarras 2018 aguarda o mesmo sucesso de 2017

Depois dos pronunciamentos das autoridades, os representantes das bandas e fanfarras conheceram os ambientes de entrada e de saída, bem como outros locais.

Segundo a diretora da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, Monique Marinho, serão quatro dias de Festival. Os primeiros dois dias serão de disputa, o terceiro para apuração dos resultados e o quarto dia conhecimento dos vencedores de 2018.

A diretora considera positiva as mudanças para este ano, uma vez que vai oferecer melhor conforto e comodidade tanto as pessoas que vão prestigiar o festival quanto às bandas e fanfarras que terão melhor espaço para executar as evoluções e pela primeira vez poderão assistir as apresentações das concorrentes, em local privilegiado.

Anderson Campos é um dos regentes vencedores de 2017 da Escola Estadual Frei Ambrósio, que levou para o festival o tema 'A noite mexicana', em homenagem ao Dia dos Finados, que no México é celebrado com festa e alegria. Para ele, este ano trata-se de um novo desafio pois, estará a frente da Escola Diocesana São Francisco que virá com o tema 'Rock in Roll' com o intuito de homenagear algumas bandas brasileiras e internacionais.

Ordem de apresentação das bandas e fanfarras

Data: 14 e 15 de setembro
Hora: 18h


Banda de Percussão
Dia 14/09 (sexta-feira)

1ª Escola Hilda Mota;
2ª Escola Haroldo Veloso;
3ª Escola Maria Amália;
4ª Escola Tiago Xisto de Aragão;
5ª Escola Boa Fé - Lago Grande;
6ª Escola Romana Tavares Leal;
7ª C. M Estrela Negra;
8ª Escola Maria Aparecida de Sousa Costa - Itaituba;
9ª Escola Jader Barbalho.


Fanfarra Simples

Dia 14/09 (sexta-feira)
1ª Escola São José - Óbidos;
2ª Escola Antônio Gonzaga Barros - Itaituba;
3ª Escola Santo Antônio - Belterra;
4ª Escola Inglês de Souza - Óbidos;
5ª Escola José de Alencar;
6ª Escola Vila Nova - Lago Grande;
7ª Escola Lírio dos Vales - Lago Grande;
8ª Escola Ezeriel Mônico de Matos;
9ª Escola Soraya Marques Chaib - Curuá.


Dia 15/09 (sábado)

Banda de Música
1ª Escola Princesa Izabel;
2ª Escola Pedro Álvares Cabral;
3ª Escola José Carlos Martins Mestrinho - Itacoatiara;
4ª Escola Afro Amazônida - Santarém-Planalto - Curuá-Una;
5ª Escola Professora Adélia Figueira - Oriximiná;
6ª Escola Diocesana São Francisco;
7ª Escola Rodrigues dos Santos;
8ª Escola Deputado Ubaldo Corrêa;
9ª Escola Maria de Lourdes Almeida;
10ª Escola Almirante Soares Dutra;
11ª Escola Nova Esperança - Alenquer;
12ª Escola Prefeito Carim Melem - Monte Alegre
13ª Escola Álvaro Adolfo da Silveira.


Fonte: XII Festival de Bandas e Fanfarras

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço