Breaking News

Mastros são erguidos e começa oficialmente o Çairé 2018 "Crença e Magia. Encantos da Amazônia"


Os dois mastros resgatados na mata no sábado passado durante procissão fluvial no Lago Verde foram hasteados na manhã desta quinta-feira (20), na Praça do Çairé, simbolizando a abertura oficial do Çairé 2018, que tem como tema: "Crença e Magia. Encantos da Amazônia". A cerimônia contou com a participação de milhares de pessoas, entre moradores, visitantes, turistas e autoridades do Município de Santarém.
A programação iniciou no barracão central da festa com a benção aos personagens que compõem o rito religioso do Çairé. Ladainhas e cantos foram entoados e o público foi agraciado com água benta distribuída pelo padre José Côrtez. Em seguida, cerca de 2.500 pessoas seguiram pelas ruas de Alter em busca dos mastros que descansavam na Praia da Gurita.

Ornamentação dos mastrosNo retorno à Praça, os mastros foram enfeitados com frutas e folhagem que representam fartura, em seguida foram erguidos em uma disputa saudável entre homens e mulheres. Este ano, os homens, representados pelo personagem do Juiz hastearam primeiro o mastro. No topo de cada tronco, um pássaro simboliza o Espírito santo nas alturas.

Presente na cerimônia, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar enfatizou a política de resgate da verdadeira essência do Çairé. "Ficamos felizes com a festa porque estamos colhendo os resultados da política do nosso governo, de valorização e de resgate da Festa do Çairé, do Çairé original, que é o Çairé religioso. 

Toda a tradição religiosa está sendo mais divulgada, mais valorizada, e principalmente, mais participativa. Temos testemunho de pessoas que moram em Santarém e nunca tinham participado desse evento religioso, isso demonstra que muita gente até mesmo de Santarém não tem conhecimento dos personagens e do verdadeiro significado do Çairé.


Lembramos muito do Festival dos Botos, que não deixa de ter a sua importância como atração do Çairé. Uma festa não apaga o brilho da outra. Focamos na valorização do Çairé por completo", destacou o gestor municipal.

Este ano, o Rito Religioso contou com dois novos personagens: o sargento, que é auxiliar do capitão e a moça do tamborim que se juntou às moças das fitas representando a pureza e a inserção da mulher na musicalidade do ritual.


Katiússia Lima é neta da saudosa ex-Saraipora JustaA ex-saraipora - um dos personagens mais importantes da Festa que é responsável pela condução do Arco do Çairé - foi lembrada durante o ritual. Na ocasião, a neta da saudosa Maria Justa, vestida com as roupas que eram utilizadas pela avó acompanhou a procissão em agradecimento à graça da cura de um câncer, alcançada. "Tive câncer de mama e fiz uma promessa. Vim pagar aqui no Çairé. Além disso, minha intenção é homenagear minha avó que faleceu há dois anos. Para mim é uma honra estar aqui. Tenho certeza que estou curada, em graça alcançada através do Divino Espírito Santo. Sinto o Espírito Santo e a minha avó ao meu lado sempre", declarou Katiússia Lima Melo.

O Çairé é uma das manifestações mais antigas da região. É uma festa de louvor ao Divino Espírito Santo que incorpora elementos da natureza e folclore indígena. No terceiro dia de festa, tem a disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa que encenam de maneira criativa, com muitas cores e luzes a Lenda do Boto.

A festa é tão rica em cultura e tradição que chama atenção não somente da imprensa local. Jornalistas do estado, da imprensa nacional e internacional realizam a cobertura da Festa.

Jornalista Wigder FrotaO jornalista e fotógrafo do Jornal de Nova York "Brazilian Time" acompanha o evento. "Eu descobri o Festival de Parintins ano passado e fiquei apaixonado, então comecei a pesquisar sobre os festivais da região Norte. Apareceu essa oportunidade, todo mundo falando dos botos Cor de Rosa, Tucuxi, de Çairé, então vim descobrir do que tratava. 

Fiz muita pesquisa e acabei descobrindo que não são somente os botos, que existe essa coisa linda que é a parte religiosa da festa que é sensacional. Estou fazendo um projeto de cobrir fotograficamente os festivais importantes da região norte para lançar um livro chamado Região Norte: o coração Cultural do Brasil. Estou muito encantado, isso é muito lindo. Estou sem dormir há 48 horas. É tanta coisa bonita para ver que a gente não consegue", destacou o jornalista Wigder Frota.

A programação continua na noite desta quinta-feira (20). (Veja a programação completa).



Fonte: Çairé 2018

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço