Breaking News

Usuários do Centro Pop visitam a XI Edição do Salão do Livro do Baixo Amazonas


Por uma hora e meia, seis usuários do Centro Pop Dom Lino Vombommel, População em situação de Rua, estiveram visitando nesta quinta-feira (13) a XI Edição do Salão do Livro do Baixo Amazonas.

Todos foram unânimes em falar da satisfação de ir com a equipe do Centro para esse contato com os livros. O venezuelano Adil Ramirez contou que gostou muito de visitar o local. "Lembrei do meu tempo quando lia livros. Fazia muito tempo que não lia algo assim. Eu li um livro sobre a guerra e uma outra obra", contou feliz.

Jose Antônio Fredericci, usuário do Centro Pop desde 2015, disse que é sempre bom participar desse tipo de evento. "A gente sabe quais são as tendências, os livros mais vendidos, principalmente saber quais são os gostos das pessoas que nos acompanham, como os psicólogos, educadores, cada um tem um gosto, cada um tem uma maneira de pensar e, também, ouvir o que eles dizem. Aí gente fica mais inteirado naquilo que é melhor para se ler principalmente nós nessas condições. Eu, por exemplo, gosto muito de ler, apesar de não gostar muito de ler livros de ficção, eu gosto mais de curiosidades. Foi um passeio muito bom com pessoas que valem a pena. Sinto-me feliz, sem palavras, muito obrigado pelo passeio", finalizou.

A coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombommel, Glaucya Fiori, juntamente com uma parte de sua equipe a pedagoga Leda Luiza Vieira Rego, os educadores Marlon da Silva Lobato e Elvis Nazareno Lira de Oliveira acompanharam os usuários no passeio. "Para mim quanto coordenadora do centro foi muito bom acompanhar os usuários. Na ocasião, a gente pôde compartilhar de conhecimentos de livros didáticos, de literatura, os que eles já tinham conhecimento. Foi uma interação bem legal".

Glaucya destacou também que a atividade buscou contribuir para restaurar e preservar a autonomia e incentivar a construção de novos projetos de vida. A iniciativa objetivou o estimulo à leitura, o acesso ao conhecimento, e o conhecer das diversas obras e escritores. Na ocasião, os usuários tiveram acesso a livros ligados à temática do mês "História e Política" tema que está sendo trabalhando durante este mês, além de também envolver os usuários do serviço na programação cultural da cidade.

O Centro Pop Dom Lino Vombommel é administrado pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Ele atende diariamente uma média de 30 pessoas. 

O Centro é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

Em Santarém, o Centro Pop disponibiliza, também, o serviço de abordagem social ele está localizado na Trav. Moraes Sarmento, 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, Bairro Santa Clara e funciona de segunda á sexta-feira das 8h ás 18h.

Fonte: Centro Pop visitam a XI Edição do Salão do Livro do Baixo Amazonas

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço