Breaking News

Escola General Ludwig tem aula prática sobre cultura do Çairé em Alter do Chão


A Educação é um meio mais eficaz para solidificar a cultura de um povo, diante disto, o Projeto Turismo na Escola, da Prefeitura de Santarém, executado pela Secretaria de Turismo (Semtur), e de Educação (Semed), desde 2017, oportuniza aos educandários da Rede Municipal de Ensino, o contato com a Cultura do Povo Borari, que desde a colonização da região do Tapajós no século XVII, mantem viva a tradição da Festa do Çairé, que tem uma grande representação, não só para cultura santarena, mas para a movimentação turística da cidade e região. As turmas do 5º ano da Escola General Ludwig foram as que participaram da abertura deste ano.

Professora MariaPara Mayara Mendes, técnica da Semtur, o objetivo do Projeto foi cumprido, pois os alunos conseguiram reconhecer os personagens, além de participar ativamente do Rito do Çairé. 

"Foi uma experiência muito maravilhosa, até para mim, que nunca tinha participado do Rito Religioso e foi tão interessante, porque o grupo de alunos que estava comigo, que participou da aula sobre o Çairé, na Escola, quando foi explicado para eles todo o Rito da Festa, eles falavam: olha, está ali, aquele que você disse, olha as mordomas e mordomos. 

Então foi assim, foi uma experiência única, o que foi passado para eles, eles assimilaram e vieram vivenciar neste dia".

A professora Maria Osvaldenira Oliveira Amaral, reforçou a importância de levar os alunos para vivenciar esse momento da cultura de Alter do Chão. "Nunca tinha participado, essa é a primeira vez, e como é um evento que busca a valorização que leva conhecimentos da cultura de nossa cidade, nós viemos trazer os alunos, para que eles reconheçam essa cultura dos antepassados da Vila de Alter do Chão, isso é muito importante, que vai ajudar eles a perceberem a importância da cultura e do turismo para a nossa cidade", afirmou

Aluna AlessandraAlessandra Suelen de Oliveira Martins, que também participou da abertura da Festa pela primeira vez, disse que ficou muito feliz em participar da abertura, e de conhecer de perto os personagens do Çairé.

"Gostei muito da abertura da Festa, de ver de perto os personagens, e vou falar para as pessoas como é o Çairé", finalizou.

O Projeto Turismo na Escola visa despertar o senso de pertencimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, no processo de construção da consciência ambiental, cultural, social e econômica, para o fortalecimento da atividade turística em Santarém e região.


Fonte: Escola General Ludwig

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço