Breaking News

Confira as vencedoras do XII Festival de bandas e fanfarras


A Assessoria de Comunicação retifica a informação sobre a pontuação do resultado do Festival de Fanfarras divulgado no domingo (16). Na categoria Banda de Percussão, o terceiro lugar pontuou 285,2. Na categoria Fanfarra Simples, o primeiro lugar fez 313,9 pontos. Abaixo a mesma matéria já refificada.

As vencedoras do XII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém foram conhecidas na tarde deste domingo, 14. A apuração das notas foi realizada na Escola de Artes Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. Representantes das escolas acompanharam a contagem dos pontos atribuídos a cada uma das bandas e fanfarras, de acordo com as categorias em disputa.
A primeira colocação, na categoria Banda de Percussão este ano, foi para a escola Tiago Xisto Aragão do distrito do Lago Grande, vencendo com 290,8 pontos. A campeã do Corpo Coreográfico foi escola Boa Fé também do Lago Grande com 84,0 pontos. Na categoria Banda Simples a vencedora foi à escola Inglês de Souza de Óbidos, com 313,9 pontos. A campeã do Corpo Coreográfico foi escola São José de Óbidos, com 86,1pontos.

A escola que levou o título da categoria Banda Musical foi Maria de Lourdes Almeida, com 552,9 pontos; A vencedora do Corpo Coreográfico foi à escola Almirante Soares Dutra, com 89,5 pontos.

As apresentações das escolas iniciaram na sexta-feira (14), com a participação de dezoito escolas com diversas temáticas na categoria de Banda de Percussão e Fanfarra Simples. No sábado, 15, foi à vez das Bandas Musicais, com maior quantidade de instrumentos musicais.

Para o primeiro lugar de cada categoria a premiação é de 6 mil reais, em créditos, para aquisição de novos instrumentos.

Para o segundo e o terceiro lugar o valor do credito é de cinco e quatro mil reais, respectivamente.

Sobre a apuração, a coordenação técnica do festival está sob a responsabilidade da professora Monique Marinho e professor Júlio Heleno. Segundo ela, este ano as 31 agremiações que participaram do festival concorrem em três categorias: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical, nos aspectos marcial, musical e coreográfico. Para as categorias Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical foram adotadas critérios e conceitos de acordo com regulamento.

Monique Marinho detalhou que as categorias Banda de Percussão e Banda Musical, o júri depois de avaliar os aspectos marcial, musical e coreográfico vai adotar pontuação de sete a10, podendo ser fracionado, com os seguintes aspectos: Marcial - marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, peça rítmica, execução técnica da percussão e regência. No aspecto coreográfico o júri vai analisar criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.

Na categoria Fanfarra Simples foram avaliados pelo júri os aspectos marcial e musical, observando os mesmos critérios de pontuação. No aspecto marcial serão analisados: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, melodia, harmonia, ritmo e regência. No aspecto coreográfico o júri vai analisar criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.

Vencedoras do festival - As escolas vencedoras da categoria Banda de Percussão, em primeiro, segundo e terceiro lugares foram: Tiago Xisto de Aragão (Lago Grande), com 290,8 pontos; Corporação Musical Estrela Negra, com 285,6 e Boa Fé (Lago Grande), com 285,2 pontos.

Na categoria Fanfarra Simples, venceram em primeiro, segundo e terceiro lugares as escolas Inglês de Souza (Óbidos), com 313,9 pontos; Lírio dos Vales (Lago Grande), com 313,4 pontos e São José (Óbidos), com 313,1 pontos.

Na categoria Banda Musical, em primeiro, segundo e terceiro lugares, as escolas vencedoras foram: Maria de Lourdes Almeida, com 352,9 pontos; Álvaro Adolfo da Silveira, com 352,6 pontos e Almirante Soares Dutra com 351,2.

O coordenador do XII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, José Maria Lira convidou a todos a prestigiarem o desfile das campeãs e para o protocolo da premiação, nesta segunda-feira, 17, a partir das 18h30, no estádio Colosso do Tapajós, onde as bandas e as fanfarras voltarão se apresentar ao público.

Fonte: Vencedoras do XII Festival de bandas e fanfarras

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço