Novo APP disponibiliza gratuitamente clássicos da literatura mundial
Projeto desenvolvido no Mestrado Profissional do ISAE, de Curitiba, une cultura, inovação, sustentabilidade e tecnologia
Divulgar gratuitamente a leitura de clássicos literários em formato digital e interativo entre os jovens. Esse é o objetivo da coleção “Novo Olhar” – um livro aplicativo para mobiles, que apresenta textos de escritores clássicos. Idealizado pelo curitibano Pedro Luiz Fernandes, a ferramenta foi desenvolvida durante práticas do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), de Curitiba (PR), com a missão de impactar a comunidade na área de Educação.
O app, disponível em português, inglês e espanhol, é gratuito e pode ser baixado nos dispositivos iOS e Android. Outro fato que chama a atenção é que todos os clássicos disponibilizados têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conceitos que norteiam o crescimento sustentável do planeta. Com orientação do professor Cleverson Vitorio Andreoli, Fernandes buscou parcerias – a StoryMax – uma editora de livros digitais interativa para dispositivos mobile – e conseguiu o patrocínio do SESI-PR e da empresa de biotecnologia Novozymes.
A primeira obra disponibilizada no app-livro é Frrit-Flacc, do escritor francês Julio Verne. Publicada originalmente na revista Le Figaro Ilustre, em 1884, ela narra a história do fantástico e sombrio Doutor Trifugas. A história remete ao ODS 1, que traz conceitos sobre a erradicação da pobreza. Para deixar tudo ainda mais atraente, o projeto gráfico captura a atmosfera fantástica e sóbria do conto, transportando o leitor para a história. Por meio de telas que rolam na vertical e na horizontal, o app esconde movimentos e sons. A interatividade se faz presente a cada capítulo, nos cliques para descobrir personagens e objetos. Além disso, o som de uma forte tempestade aguça os sentidos – embalada pela sonoridade de Mozart.
Além das obras completas, o aplicativo apresenta um apanhado sobre os autores e traz, também, atividades sugeridas por educadores e cientistas para ajudar o leitor a refletir sobre as questões levantadas. No mês de novembro, a ferramenta trará uma nova obra: “As Ostras”, de Anton Chekhov, com o intuito de disseminar o ODS 2 – Fome zero e Agricultura Sustentável. Na sequência, será a vez de “O Rei do Rio de Ouro”, do inglês John Ruskin, que trará conceitos da ODS #6 - Água limpa e Saneamento. As três obras iniciais passaram pela curadoria da Professora Dra. Suzana Ventura, Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.
Fonte: P+G Comunicação Integrada
Nenhum comentário
Postar um comentário