Breaking News

O que significa um software nativo?


Em algum momento, enquanto estava por fóruns ou navegando na internet, você já deve ter ouvido falar sobre softwares nativos. Mas afinal o que é isso? Entenda seu conceito aqui.

O que significa um software nativo?

Resumidamente, um software nativo de uma plataforma ou sistema significa que foi desenvolvido para rodar diretamente naquela plataforma. Um exemplo que se pode dar é a falta de compatibilidade do Xbox One com o Xbox 360. Ou do PlayStation 4 com o PlayStation 3.

Os jogos do Xbox 360 foram feitos para rodar nativamente no console, por isso não são compatíveis com o sistema do novo console da Microsoft.

Para isso, existem os emuladores, que permitem rodar o código em uma arquitetura não nativa. Claro que, alguns requerem uma grande quantidade de processamento para que funcionem, já que eles praticamente simulam o sistema original.

Algo mais comum são as camadas de compatibilidade. Isso se popularizou quando os computadores e sistemas operacionais 64-bit começaram a ser mais vendidos. Devido a grande diferença das arquiteturas, foi necessário criar uma camada de compatibilidade no Windows para que programas 32-bit ainda funcionassem no sistema operacional 64-bit.

Dentro dessas camadas temos um interpretador de comando. Quando o código a ser rodado não é nativo, essas bibliotecas ajudam a redirecionar qualquer requisição para o sistema o qual ele possa não entender bem.

É por isso que hoje em dia temos duas pastas no Windows chamadas arquivo de programas, aquela chamada “Arquivos de programa (x86)” é focada naqueles aplicativos que ainda rodam em 32-bit.

Existem códigos também que rodam nativamente em plataformas distintas, como por exemplo o PHP. O seu código binário já foi compilado para Windows, Mac e Unix. Assim, os programadores podem escrever códigos que rodam em qualquer plataforma de forma nativa.

O que isso realmente pode te atrapalhar? Hoje em dia é bem raro problemas de compatibilidade com programas não nativos, a não ser que tente executar um programa antigo, como um software para DOS. Para isso, existem programas como o DOSBox.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço