Breaking News

Estimular a participação ativa do idoso reduz problemas relacionados à solidão e custos com saúde

Congresso UNIDAS: Para especialistas holandeses, estimular a participação ativa do idoso reduz problemas relacionados à solidão e custos com saúde.
  
Localizados em um continente envelhecido, as práticas usadas na Holanda podem ser inspiração para o Brasil que está passando por um processo de envelhecimento populacional intenso. Este é um dos temas a serem abordados na palestra dos especialistas em saúde Nick Guldemond e Michiel Kortstee no 20º Congresso Internacional UNIDAS – SAÚDE HOJE E AMANHÃ. O evento, um dos maiores do segmento de saúde no País, ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

“A Holanda tenta estimular a participação ativa dos idosos na sociedade”, reforça Michiel Kortstee. Segundo ele, ao invés de cuidar deles em casas para idosos, o país se esforça para permitir que todos vivam de forma independente o maior tempo possível, próximos a amigos, familiares e vizinhos. “Esta inclusão social reduz os problemas relacionados à solidão, ao mesmo tempo que reduz os custos dos cuidados com saúde. O modelo é para fornecer esse suporte, com assistência domiciliar e possibilidade de eles continuarem a participar da sociedade nas proximidades de sua rede social”, ressalta.

Kortstee e Guldemond vão falar sobre cuidados de saúde em serviços personalizados integrados com melhores resultados e menor custo. Segundo eles, é necessária uma transformação para integrar e alinhar os serviços de acordo com as necessidades das pessoas.

“Precisamos otimizar esses serviços para aumentar a qualidade e a eficiência. Isso exige uma visão compartilhada e um roteiro de transformação concreto”, avalia Kortstee. “As lições podem ser aprendidas de outras experiencias e boas práticas que requerem uma infraestrutura de colaboração e comunicação por meio de transparência e do intercâmbio de informações sobre indicadores de processo e resultados”.

Kortstee explica que após a segunda guerra mundial, a Holanda começou a construir um estado de bem-estar social com provisões para pessoas que ficaram doentes e já não eram capazes de trabalhar; todas baseadas em princípios de solidariedade, igualdade e acesso para todos os cidadãos.

“A partir de 2006, o governo atribuiu um papel de direção para as seguradoras de saúde neste mercado, orientado nos princípios da concorrência gerenciada. As seguradoras de saúde, que representam seus beneficiários, contratam serviços de saúde de fornecedores e buscam constantemente os melhores resultados de saúde, qualidade percebida pelos seus beneficiários, além de menor custos. Para alcançar esse valor agregado, as seguradoras de saúde participam ativamente de diálogos com fornecedores de saúde sobre a organização de cuidados de saúde e tentam identificar o potencial de melhoria. Este potencial não é apenas procurado dentro de organizações individuais, mas também pela formação de cadeias integradas de cuidados de saúde onde o foco muda de um modelo curativo focado em doenças para um modelo voltado para a saúde e vida saudável”.

Desafios no Brasil
A integração entre as ações do poder público e privado na Saúde é essencial e um dos grandes desafios do setor no Brasil avalia Guldemond. “Para implementar conceitos como cuidados de saúde baseados em valores e cuidados de saúde baseados na população, as diferentes partes interessadas, públicas e privadas, devem trabalhar juntas de forma mais integrada. É necessário compartilhar informações e integrar processos para criar um valor agregado. As novas tecnologias permitem novas soluções (por exemplo, eHealth), mas a inovação social, trabalhando em conjunto com diferentes partes interessadas em novos serviços e modelos de negócios, também é essencial”, afirma.

Para ele, em essência, o Brasil enfrenta desafios semelhantes à Europa ou Estados Unidos, embora o desenvolvimento aconteça em ritmos diferentes. “Embora o Brasil seja altamente heterogêneo, vemos muitas iniciativas realizadas por organizações de saúde de ponta, tanto do lado público como privado”, observa.

“Em todo o mundo, muitos países enfrentam problemas de saúde semelhantes, como o envelhecimento e as doenças crônicas. A questão de como abordá-los vai além das fronteiras nacionais. Se soluções e abordagens funcionam em países grandes, altamente complexos e mais heterogêneos, como o Brasil, provavelmente serão aplicáveis ​​em muitos outros lugares do mundo. Neste sentido, o Brasil é mais representativo para o resto do mundo do que a Holanda. Nós certamente podemos aprender muitas coisas do Brasil, como por exemplo, como lidar com essa complexidade”, finaliza.

Serviço:
20º Congresso Internacional UNIDAS – Saúde Hoje e Amanhã
Data:  26 a 28 de outubro
Local: Bourbon Cataratas, Foz do Iguaçu (PR)
Palestra Nick Guldemond e Michiel Kortstee: 27.10 – 15h
Para outras informações:  http://www.unidas.org.br/20congresso/

Sobre a UNIDAS
A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, que tem por missão promover o fortalecimento do segmento da autogestão em todo o território nacional, fomentando a excelência em gestão de saúde e a democratização do acesso a uma melhor qualidade de vida dos seus 5 milhões de beneficiários – que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar -, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de saúde do País. Atualmente, a entidade congrega cerca de 120 operadoras de autogestão e é por meio do UNIPLUS entidade certificadora reconhecida pela ANS.

 
CONTATO:
Marina Miranda – marina.miranda@agenciajoinus.com.br | (61) 9961 9167
Núbia Tavares – nubia.tavares@agenciajoinus.com.br | (11) 97506 0828
Lucas Callegari – lucas.callegari@agenciajoinus.com.br | (11) 2362 2041

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço