Breaking News

Influência do vegetarianismo no coração será tema de simpósio em SP


   

 Influência do vegetarianismo no coração será tema de simpósio em SP
23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia também falará sobre benefícios e malefícios da Dieta Dukan
No dia 27 de maio, a partir das 14h, o 23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia, que ocorre dentro do 37º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), terá uma mesa-redonda sobre as implicações das dietas vegetarianas e Dukan na saúde cardiovascular.
Relatório da ONU de 2014 apontava que o vegetarianismo pode ajudar na questão das mudanças climáticas mundiais. O documento cita que o metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o dióxido de carbono, um dos principais causadores do desequilíbrio ambiental atual e que, até 2050, se nada for feito, o consumo mundial de carne deverá dobrar. Mas será que tornar-se vegetariano realmente faz diferença para a saúde, principalmente a cardiovascular?
“As dietas vegetarianas oferecem o benefício da proteção contra as doenças cardiovasculares devido ao seu baixo conteúdo de gordura saturada, colesterol e proteína animal e, em alguns modelos de dietas vegetarianas encontramos maior concentração no consumo de compostos alimentares antioxidantes como as vitaminas C e E, entre outras”, explica a Dra. Cibele Gonsalves, Diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP.
Segundo relatório do Ministério da Saúde, alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas, mas não contêm fibras e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e tem alto teor de gorduras consideradas nocivas para o sistema cardiovascular (chamadas gorduras saturadas), características que podem favorecer o desenvolvimento de obesidade, dislipidemias,doenças do coração e outras doenças crônicas. Informação corroborada pela Dra. Cibele: “Os vegetarianos tendem a apresentar incidência mais baixa de hipertensão que os não vegetarianos e é muito menos provável que o diabete melito do tipo 2 seja causa da morte em vegetarianos do que em não vegetarianos, talvez por causa de sua ingestão mais alta de carboidratos complexos, fibras, e muitas vezes menor índice de massa corporal”.
Frente a esses argumentos, como enxergar a dieta Dukan, extremamente popular e que se baseia no consumo massivo de proteína, principalmente animal? “Um dos aspectos importantes de lembrar é que esta dieta utiliza uma grande quantidade de farelo de aveia como fonte de fibra e mecanismo de saciedade, e este pode ser um aspecto positivo uma vez que as fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e podem prevenir o diabetes tipo 2”, enfatiza a Diretora. “Porém, em contrapartida, o alto teor de alimentos de origem animal, mesmo que prioritariamente magros aumenta consideravelmente a porcentagem de gorduras saturadas e sódio da dieta, expondo o paciente a maior risco de hipertensão e dislipidemias”.
O simpósio irá discutir um pouco de cada um destes padrões e mostrar o que há de novo na comunidade científica que possa trazer mais luz aos conhecimentos e orientar a prática clínica.

23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia
Mesa-redonda: Implicações das dietas vegetarianas e Dukan na saúde cardiovascular
Sexta-feira, 27 de maio, a partir das 14h
Auditório 20 do Transamérica Expo
Programação
14:00 – 14:20 Dukan
14:20 – 14:40 Vegetariana
14:40 – 15:00 Discussão
SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicaçãowww.viveiros.com.br
Jornalista: Geraldo Campos
E-mail: geraldo@viveiros.com.br
Gerente de Conta: Rodrigo Freitas
E-mail: rodrigo.freitas@viveiros.com.br
Tel: (11) 3675-5444 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço