Breaking News

Samsung Galaxy Note 8.0: primeiras impressões



O Samsung Galaxy Note 8.0 é o primeiro tablet da Samsung com 8 polegadas; uma clara resposta ao iPad mini, já que investidas anteriores focavam em modelos de 7 polegadas. Como os outros componentes dessa linha, seu destaque é o S Pen, uma caneta de alta sensibilidade compatível com a tela touchscreen. Mas mesmo com este diferencial, será que vale a pena investir nele?


Apresentado oficialmente neste último domingo (24), o novo tablet da Samsung não tem bordas tão grandes quando parecia ter nas primeiras fotos. Pelo tamanho de tela menor, o espaço equivale a largura de um dedo, suficiente para que você consiga segurar o tablet sem precisar encostar na tela. Isso, no entanto, não é lá um problema: em nossos testes pudemos apoiar as mãos sobre o display enquanto escrevíamos sem que o Note 8.0 enlouquecesse com esse contato.


Ao contrário da versão de 10 polegadas, a Samsung teve o bom gosto de colocar no Note 8.0 o novo "driver" da S Pen, tão funcional quanto o Galaxy Note 2. Assim, é possível notar uma maior precisão de escrita, além da sensibilidade à aproximação, com o reconhecimento de comandos sem toques.


A caneta não é a única coisa parecida com o Note 2. Internamente ele é muito parecido com seu irmão menor: o processador é um quad-core de 1.6 Ghz Cortex A9, com 2 GB de memória RAM. A dupla é suficiente para a maioria das tarefas, incluindo o uso de mais de um app ao mesmo tempo, graças ao multitasking, que divide a tela ao meio para que você possa operar dois apps simultaneamente.


Além deste recurso, o Note 8.0 vem com uma pequena suíte de produtividade, com apps para desenhar, fazer notas, criar revistas, diários ou receitas. Há também alguns templates onde você pode colocar fotos e escrever cartões de aniversário ou de boas festas; nada extraordinário, mas interessante de se ter à mão.
Voltando às semelhanças com o Note 2, o modem é a maior surpresa: compatível com redes 3G e 4G, é possível também usá-lo como um telefone para realizar e receber ligações, por mais estranho que isso possa parecer para um aparelho de 8 polegadas.


Outro diferencial do tablet é o infravermelho, também presente no Note 10.1. Posicionado na lateral direita — no caso, a lateral superior, quando posto na horizontal —, este pequeno emissor de luz faz com que o tabelo possa ser usado para controlar a televisão de sua casa. Basta usar o app Pool Smart Remote e usar o tablet como um controle remoto.
A câmera é "pior", com apenas 5 megapixels, mas essa quantidade não reflete a qualidade real de seu sensor, tão bom quanto o dos smartphones Galaxys mais caros. Suas fotos têm boa nitidez, sem muito ruído, e cores vivas, tal qual o S2. Para completar, vem autofoco e capacidade para gravar vídeos em Full HD.
Na parte do áudio, não há destaques. O tablet possui duas saídas de som nas bordas inferiores, com um desempenho equivalente ao do iPad; mas perdendo feio para outros concorrentes, como o Nexus e o PlayBook. Nos fones, o padrão da Samsung impera - como o S2, S3,… - sem grandes melhorias ou defeitos. Nada impressionante.
Já em se tratando de vídeos, a tela possui resolução de 1280 x 800 pixels, com um brilho razoável — pior que o iPad mini — e uma ótima definição — melhor que seu concorrente. A combinação é boa o suficiente para se ver vídeos e ler quadrinhos, com um tamanho de tela tolerável, mais confortável que os tablets de 7 polegadas.


O Note 8.0 é bem leve e pode ser facilmente manuseado ou transportado, sem grandes influências entre as outras coisas que já carregamos no dia a dia (seja na mochila ou na bolsa). Nos testes, não podemos colocá-lo no bolso para sentir seu peso em um bolso (por segurança), mas sua presença dentro de um bolso de jaleco ou de um casaco parece ser relativamente tranquila.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço