Breaking News

Artistas brasileiros pintam a sede do Facebook no Brasil



Artistas regionais foram convidados para 'decorar' paredes da sede. Intervenção artística no escritório começou na ultima sexta-feira (15).
O Facebook apresentou para a imprensa, nesta sexta-feira (22), as pinturas feitas na sua sede em São Paulo por artistas brasileiros. Como faz em todos os seus escritórios no mundo, a rede social pediu à galeria Choque Cultural para selecionar artistas para participar do chamado “Hack de Decoração”, em que artistas regionais são convidados para "decorar" as paredes do escritório.




Os artistas Carlos Dias, Daniel Melim e o coletivo de arte de rua SHN começaram a pintar as paredes da sede na ultima sexta-feira (15). A intervenção deve durar 15 dias e terminar no meio da próxima semana. O Facebook inaugurou seu escritório em São Paulo em novembro de 2012.
“Não é um espaço fácil de pintar porque tem pessoas trabalhando e não podíamos sujar o chão, por exemplo. A ideia era fazer o trabalho durante o horário comercial, sem precisar parar o escritório. Acho que 99% do que propomos foi feito, não houve nenhum impedimento”, disse Eduardo Saretta, um dos artistas do SHN.

Desde novembro, o Choque Cultural estava conversando com Rapha Vasconcellos, diretor de soluções criativas do Facebook, sobre como o trabalho seria feito. “Foi muito livre. Acho que é um jeito inteligente do cliente trabalhar com o artista”, opina Saretta. “Somos muito usuários do Facebook. Fazemos nossa própria divulgação, e o Facebook é a principal ferramenta para isso”, acrescentou.
Escritório brasileiro
Na visita dos jornalistas ao escritório, Ana Carolina Borghi, responsável pela área de Recursos Humanos do Facebook na América Latina, explicou como a sede brasileira foi pensada. “Na matriz [nos EUA], a ideia é não ter divisões por salas para aumentar a proximidade dos funcionários e gerar maior interação. A ideia é ter um espaço aberto, para que todo mundo possa participar das discussões”, explicou.
Outra característica do escritório são as áreas inacabadas, como partes em que falta teto, por exemplo. Segundo Borghi, as áreas mal acabadas servem para mostrar que há muita coisa para ser feita. Essa característica é reproduzida em todas as sedes do Facebook.

Na cozinha, que eles chamam de “Micro Kitchen”, a rede social oferece lanches gratuitos aos funcionários. O objetivo do espaço é incentivar a convivência entre os empregados. “Muitos produtos acabaram sendo criados em volta de uma mesa. Na matriz, tem diversos nichos de comidas para agradar o maior nível de funcionários, já que há pessoas da América Latina e da Ásia, por exemplo”, explicou Ana Carolina.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.


Tópicos: Facebook

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço