Breaking News

Vanq, unificadora de cartões de crédito

 

Startup mineira será primeira unificadora de cartões de crédito do país

Vanq quer conectar e simplificar a vida financeira das pessoas. Objetivo é facilitar o dia a dia dos usuários de três ou mais cartões de crédito. 


São Paulo, 19 de abril de 2022 - A Vanq, uma fintech mineira, prepara-se para lançar no primeiro semestre deste ano a operação piloto do serviço de unificação e gestão simplificada de cartões de crédito. O foco é atender a pessoas que utilizam três ou mais cartões e que desejam diminuir a quantidade de cartões na carteira, simplificando o controle sobre seus gastos.


A empresa já captou R$ 3 milhões e vai voltar ao mercado ainda este semestre para novas rodadas de captação, com objetivo de alavancar a operação. Entre suas metas está a de fechar 2023 com cerca de 100 mil usuários em sua plataforma. A fintech também firmou recentemente uma parceria operacional com uma bandeira internacional de cartões de crédito.


“No Brasil existem aproximadamente 14 milhões de pessoas que utilizam três ou mais cartões de crédito”, afirma Daniel Cária, sócio-fundador e CEO da Vanq. “Essas pessoas querem mais controle sobre sua vida financeira e diminuir a quantidade de cartões na carteira. Viemos trazer a elas não apenas esses benefícios, mas também garantir uma camada adicional de segurança para suas operações diárias”, garante ele. O serviço será prestado por meio de um aplicativo que agrega todos os cartões do usuário, além de um cartão físico e digital para compras offline e online.


“A operação com o cartão Vanq será igual ao que o usuário faria se utilizasse seus cartões de crédito normais”, pontua. “Mas terá a vantagem de conseguir andar com apenas um cartão na carteira, acompanhando os gastos de todos seus cartões em um único aplicativo, além de rastrear e obter insights sobre seus hábitos de consumo, passando a ter uma visão 360ᵒ do seu mundo financeiro”, acrescenta.


Como funciona

Cária explica que o cliente da Vanq poderá escolher em tempo real, via aplicativo, para qual cartão de crédito as compras feitas no Vanq serão direcionadas, ou programar o uso dos cartões por período, de forma que o valor da compra será sempre direcionado para o cartão com melhor prazo de pagamento. Todas as compras realizadas em estabelecimentos comerciais, ou pela internet, passam a ser feitas com o cartão Vanq, que fará automaticamente a transferência do valor para o cartão indicado pelo cliente, sem nenhum custo adicional.


A operação também garante ao cliente Vanq a manutenção de todos os benefícios dos cartões cadastrados no aplicativo – como milhagens, pontos e serviços. Entre as facilidades que o aplicativo Vanq oferece estão os dashboards, que facilitam a visualização dos extratos dos vários cartões ou, ainda, fazer a gestão das compras nos cartões de crédito por perfil de despesa (restaurantes, assinaturas de streaming, escola etc.).


“Com a Vanq, não é mais necessário carregar vários cartões de crédito na carteira ou na bolsa. Um cartão, uma senha e o dobro da segurança”, frisa Cária. Para garantir essa segurança adicional, o cartão Vanq físico não ostenta o número impresso e atua como um firewall financeiro, protegendo os dados dos cartões originais. No caso de perda ou furto, esse cartão não poderá ser utilizado sem a senha e os cartões originais do cliente permanecem seguros em casa.


Captação

A Vanq nasceu em 2019 pela visão de seu fundador. A fintech realizou sua primeira captação no final de 2021, com investidores mineiros, na rodada pré-Seed. O investimento financiou a estruturação básica da operação e será suficiente para começar, ainda neste primeiro semestre, o teste piloto que deve envolver cerca de 500 usuários, selecionados entre os quase 25 mil usuários que já se cadastraram na lista de espera da startup com interesse de utilizar o cartão.


O perfil básico do usuário interessado é formado por jovens entre 20 e 35 anos, profissionais liberais e empreendedores, adeptos de novas tecnologias e que utilizam quatro ou mais cartões de crédito.

 

Prova de conceito

Segundo Cária, o teste piloto funcionará como uma prova de conceito e servirá para a realização de ajustes no aplicativo e na operação. “Vamos para a captação Seed ainda no primeiro semestre de 2022, com objetivo de ampliarmos o número de clientes e expandirmos as funcionalidades. Pretendemos avançar para a série A no início de 2023, com objetivo de realizarmos uma forte alavancagem da operação”, diz.


O CEO acredita que o público potencial deva crescer expressivamente assim que o aplicativo passar a incluir também cartões de débito, vale-refeição, alimentação entre outros em sua plataforma. “Nesse início, teremos a operação apenas com cartões de crédito, mas, aos poucos, incluiremos outros tipos de cartões de pagamento. O objetivo da Vanq é agregar todos os cartões utilizados pelo usuário para, efetivamente, simplificar, conectar e organizar sua vida financeira”, pontua.

 

Sobre a Vanq: A Vanq é uma fintech de unificação financeira que permite ao usuário gastar em todos os seus cartões por meio de um único cartão, simplificando e protegendo sua vida financeira.


É disponibilizado um cartão unificador (físico e digital), que opera em conjunto a um aplicativo pelo qual o usuário escolhe qual cartão original de seus bancos gostaria de manter ativo para gastos no Vanq, podendo efetuar a troca em tempo real a qualquer momento.


O usuário do Vanq consegue ainda acompanhar os gastos de todos os seus cartões em uma única tela, visualizar insights sobre seus hábitos de consumo, entender e planejar suas finanças, acessar e comparar ofertas de produtos e serviços financeiros, dentre outras funcionalidades, passando a ter uma visão 360ᵒ do seu mundo financeiro.

Vanq.com.br


Press kit disponível em https://vanq.com.br/imprensa/

 

Fonte: Evocar Comunicação e Conteúdo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço