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IDV projeta leve crescimento nas vendas do varejo em abril e queda em maio e junho

 

IDV    projeta leve crescimento nas vendas do varejo em abril e queda em maio e junho

As empresas associadas ao IDV estimam leve crescimento de 0,8% para este mês e queda de 3,7% em maio e de 2,8% em junho, na comparação com os mesmos meses do ano anterior

 

Os mais recentes dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY, projetam crescimento  real nas vendas de 0,8% em abril e queda de 3,7% em maio e de 2,8% em junho, sempre levando em consideração os mesmos períodos do ano anterior e já descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) projetado.

Em março deste ano, o crescimento foi de 7% em relação a março/21 e de 0,8% em relação a março/19.

Alguns fatores econômicos e estratégias comerciais explicam a expansão, tais como redução de casos de covid-19, aumento da renda, diminuição do desemprego, reajustes salariais, difusão do Auxílio Brasil, novo saque do FGTS e antecipação do 13º salário pelo INSS. Houve, ainda, a promoção de datas sazonais, como a Semana do Consumidor, em março, além da redução de impostos federais em itens de diversas categorias e do valor do dólar, com a consequente valorização do real.

Por outro lado, essa expansão é contrabalanceada por alguns fatores limitantes, tais como aumento da inflação, impulsionada, principalmente, por alimentos e transportes; continuação da subida das taxas de juros e encarecimento do crédito; manutenção de gargalos logísticos globais e crises nas cadeias de suprimentos; incerteza global devido à guerra no leste europeu e à alta de casos de covid-19 na China e a expansão de varejistas internacionais no Brasil, provocando pressão local nos preços.

“O IAV produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento mensal das vendas do varejo e fornecem expectativas sobre o setor a partir de informações de receita reportadas pelas empresas associadas ao IDV. Por meio desta pesquisa mensal, os varejistas possuem dados sobre  as projeções de vendas para o mês corrente e os próximos dois que os ajudam a balizar os seus investimentos, ações de marketing, operações logísticas, entre outros, pois o IAV consegue antecipar a tendência dos indicadores da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE”, diz Marcelo Silva, presidente do IDV.

 

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos  meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos  executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.

 

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 76 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

 

Conheça as empresas associadas

Alesat, Americanas S/A, Arezzo, Avon, Beleza na Web, Bob´s, C&A Modas, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein Brasil, Carrefour, Casas Pedro, Cencosud, Centauro, Companhia Sulamericana de Distribuição, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, Estée Lauder, Ferreira Costa, Frigelar, Grupo Big, Grupo Boticário, Grupo Dimed, Grupo DPSP, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Soma, Gouvêa Ecosystem, Habib’s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Avenida, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lyon, Magazine Luiza, Marisa, Marisol, McDonald’s, Movida, Mundo do Cabeleireiro, Nagem, Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, Rech Agrícola, Reserva, Restoque, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via Veneto, Vivara e Zara

Fonte: Assessoria de Comunicação

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