Breaking News

Governo federal lança tecnologia que facilita controle e fiscalização da exploração da madeira nativa brasileira


Desenvolvido pelo Serpro para o Ibama, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão incentivar a produção sustentável e o combate ao desmatamento ilegal no país.

Na última semana, o Ibama anunciou o lançamento de uma tecnologia que incentiva a transparência das informações sobre os produtos florestais nativos dos diversos biomas brasileiros. Desenvolvidos pelo Serpro, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no gov.br, o portal de serviços de governo federal.

Segundo o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, o sistema vai fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental: “Manter a floresta em pé por meio da produção sustentável é uma das mais importantes políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal”, avaliou. "A solução vai permitir que analistas de órgãos ambientais, veículos de comunicação, entidades acadêmicas e a sociedade como um todo, tenham acesso à informação de qualidade, gerando um maior controle social", acrescentou.

Visão panorâmica

A tecnologia vai fornecer uma visão sobre a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação. Também é possível fazer uma panorâmica das exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. Além disso, é possível a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, UF, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira.

Três painéis

As informações disponibilizadas são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. Ao todo, são três painéis: o de informações de Produção Madeireira; o de Industrialização, Comércio e Transporte de Produtos Madeireiros; e o de Exportação de Produtos Florestais. As informações tratam, respectivamente, sobre autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e projetos sob análise; transações de produtos florestais em território nacional; e, por fim, transações desses mesmos produtos para fins de exportação.


A tecnologia teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem. Já em fevereiro de 2022, houve o lançamento da Plataforma Pau Brasil, que, integrada ao Siscomex (sistema de registros de operações de comércio exterior), trouxe melhorias no controle de produtos da biodiversidade. Você pode conferir o vídeo sobre os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira no canal o Ibama no Youtube.


Fonte: Serpro

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço