Breaking News

MatchIT lança plataforma que une compradores e vendedores de TI


Nova startup lança plataforma que une compradores e vendedores de serviços de TI

 

A brasileira MatchIT usa algoritmos, inteligência de dados e equipe especializada em machine learning para indicar os três melhores fornecedores de serviços de TI a serem contratados, segundo especificações detalhadas pelo comprador

 

A startup brasileira MatchIT lança uma plataforma B2B especializada em serviços de TI. A proposta é automatizar - por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA), como Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) - as melhores conexões possíveis entre compradores e vendedores. Esse mach leva em conta, por exemplo, as especificades das tecnologias em pauta, as prioridades dos compradores e a capacidade de entrega dos vendedores.

 

A startup brasileira de mesmo nome – hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp desde 2021 – tem como uma de suas metas apoiar líderes de tecnologia. Hoje eles abrangem um universo de mais de 300 mil CTOs, heads de inovação, diretores de infraestrutura e de aplicações em busca por parceiros de serviços para projetos de transformação digital. A MatchIT também se propõe a auxiliar o outro lado desse balcão: equipes comerciais das cerca de 30 mil empresas que prestam serviços de TI no País, fazendo com que a primeira etapa da relação de compra e venda de serviços seja mais simples, ágil, transparente e vantajosa para os dois lados. Um terceiro perfil de clientes são os grandes fabricantes de TI que poderão usar a plataforma para apoiar o seu canal de vendas. A meta da empresa é fechar 2022 com 3.000 usuários, distribuídos entre fornecedores de serviços de TI e contratantes.

 

"Essa é uma meta plenamente possível”, frisa Rose Ramos, CEO e fundadora da MatchIT. “De acordo com o Gartner, 34% de todo o investimento corporativo em tecnologia se dá em serviços de TI, o dobro do que se investe em softwares e quatro vezes mais do que se investe em data centers”, argumenta. A empreendedora, que há mais de 15 anos atua com transformação digital e cultural em grandes corporações, ressalta, no entanto, que a contração desses serviços nas grandes empresas tende a ser penosa, enrijecida por inúmeras regras de compliance, além de restrita a uma pequena gama de fornecedores.

 

“Na prática, quem é contratado nem sempre é capaz de responder às demandas específicas de quem contrata”, afirma Rose. Segundo ela, para enfrentar essas limitações, gestores de áreas acabam lançando mão de indicações feitas por amigos em grupos de Whatsapp. “Esse recurso expõe as dores da empresa aos seus pares no mercado. Isso é muito comum em ambientes de profissionais que estão sob pressão para solucionar os desafios encontrados na contratação de serviços especializados”.

 

Sob medida

De acordo com Rose, por meio da MatchIT é possível resolver o problema da contratação sem expor as companhias. A plataforma facilita aos gestores adotarem as regras de compliance das empresas onde trabalham, bem como chegar às melhores opções de fornecedores. Na prática, o comprador de tecnologia insere as principais características de seus projetos e suas necessidades específicas na plataforma.

 

A MatchIT faz a curadoria das informações, processa os dados utilizando seus algoritmos de IA e entrega os três provedores de serviços de tecnologia melhor ranqueados para que o comprador decida com quem quer iniciar uma conversa via chat. Os algoritmos levam em conta diferenciais como a experiência, o perfil de clientes e a disponibilidade de entrega dos provedores de serviços, sempre tendo em vista as dificuldades de especificação e complexidade dos vários perfis de projetos de TI. 

 

Caso não sejam encontrados fornecedores com, no mínimo, 80% de afinidade entre as necessidades solicitadas, quem entra em campo é o time MatchIT, que sai em busca de fornecedores que atendam àquela demanda. O retorno se dá em até 72 horas. "Após a entrega do match ao comprador, a decisão de seguir, ou não, conversando com os fornecedores apresentados e avançar para as fases seguintes de negociação é das partes e não nos envolvemos mais", afirma Rose. 

 

Anjos

Hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp, a startup conta com investimentos próprios e está se preparando para uma rodada de investimento pré-Seed / Anjo entre os meses de fevereiro e maio de 2022. O objetivo é captar recursos para a otimização da plataforma tecnológica, fortalecimento dos times de marketing e vendas e evolução da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta associadas à Inteligência Artificial para a plataforma.

 

A MatchIT já conta com mais de 200 usuários cadastrados e parceria oficial

com uma grande fabricante de tecnologia que aposta na plataforma para ajudar seus canais de distribuição a encontrarem novas oportunidades de vendas.

 

Assinatura de serviços

O modelo de negócios da startup prevê a venda de campanhas de branded content para fornecedores de TI, assim como a venda de assinaturas com inteligência de mercado para fabricantes de TI e seus canais de venda, incluindo analytics dos vendedores dentro da plataforma. Os vendedores que o desejarem, poderão contratar planos avançados para terem mais informações sobre o desempenho dos diferenciais de sua proposta de valor dentro da plataforma, de forma a balizarem melhor as suas ofertas e se tornarem mais assertivos em seu posicionamento comercial.


"Procuramos ser disruptivos quanto ao modelo de compra/venda de serviços de TI na América Latina, tornando-o mais ágil, promovendo mais confiança e gerando melhores negócios para quem contrata e para quem vende serviços de TI para projetos de sustentação, evolução e transformação tecnológica. Com isso, otimizamos o tempo e os resultados gerados por profissionais de tecnologia, ampliando o potencial competitivo dos negócios da região", conclui. 

 

***

 

Sobre a MatchIT - A MatchIT acelera a transformação digital entre líderes de tecnologia em grandes empresas e fornecedores de serviços de TI. A startup possui uma plataforma B2B que - por meio de algoritmos e inteligência de dados – automatiza conexões para a geração de melhores negócios entre os dois lados desse balcão. O "match" entre a necessidade específica de quem precisa de uma equipe externa especializada para seu projeto traz a indicação de três provedores de serviços, levando em conta os principais requisitos em diferentes perfis de projetos de TI. 

 

Hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp desde 2021, a MatchIT tem como ativo a experiência de mais de 15 anos dos seus sócios apoiando empresas em diferentes indústrias do Brasil e da América Latina em sua trajetória de transformação digital e cultural. A startup oferece, ainda, inteligência de mercado para fabricantes de TI e seus canais de venda, incluindo analytics com a comparação dos vendedores dentro da plataforma e perfil das demandas do mercado, além de campanhas de branded content. Para saber mais acesse: matchit.com.br


Fonte:  



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço