Breaking News

Plataforma #CulturaEmCasa lança categoria exclusiva de programação acessível

 


O “Musical da Passarinha” marca a estreia da iniciativa com mais de 700 horas de programação, o lançamento acontece em 24 de abril, dia da comemoração do Dia Nacional de LIBRAS;  #CulturaEmCasa, com gestão da Amigos da Arte,  completou dois anos com mais de 7,5 milhões de acessos e 4,6 mil conteúdos


Fotos: 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1jBGdtHv9Oj6AcWkZslqNrzyUybqm_8m_ (Crédito Ronaldo Gutierrez)


https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1juhrwPwu8US6k8YrPEvXP1YNYb1TE9Za (Crédito Rubens Crispim Jr.)


Para comemorar os dois anos da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, a Amigos da Arte, gestora do projeto, acaba de anunciar a ‘Conteúdos Acessíveis’, categoria que vai reunir toda programação   com acessibilidade.  A peça infantil “O Musical da Passarinha” marcará a estreia da iniciativa, que acontece neste domingo (24) às 21h, data de comemoração do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS. 


De acordo com Nina Dutra,  coordenadora de difusão digital da Amigos da Arte, a nova categoria tem um público potencial de mais de dez milhões de pessoas no Brasil. De acordo com dados do IBGE de 2021, 5% da população brasileira tem algum nível de deficiência auditiva. Pessoas com deficiência visual são 0,6% da população brasileira (1,1 milhão) e 4 milhões de pessoas com deficiência visual séria. 


“A ideia é incentivar que os produtores pensem na acessibilidade de seus conteúdos para que libras, legenda e audiodescrição estejam presentes em toda a programação”, afirma Nina. Mais de 15 profissionais participaram da elaboração da nova categoria da plataforma para que fosse reunida toda a programação. 


A partir da apresentação de “O Musical da Passarinha”, a plataforma passa a oferecer cerca de 250 conteúdos, entre peças de teatro e espetáculos musicais, como LetruxMajur e a peça A Moscou!


A iniciativa é um sonho antigo da Amigos da Arte, que desde o início da pandemia e com o lançamento da plataforma #CulturaEmCasa, em abril de 2020, já somou cerca de 700 horas de programação acessível, quase sempre ligada às Viradas Culturais de municípios do estado de São Paulo.  


“A igualdade de direitos e oportunidades passa necessariamente pela acessibilidade, e como gestores de um programa de difusão cultural, entendemos que recursos para a inclusão e real democratização da arte nunca foram um acessório e sim estruturantes nas produções culturais feitas pela Amigos da Arte”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da organização.


Para acompanhar a programação especial, acesse a plataforma (www.culturaemcasa.com.br) ou o aplicativo da #CulturaEmCasa disponível na Apple Store e Google Play.


Dois anos de #CulturaEmCasa

Lançada em 2020, logo no início do isolamento social imposto pela pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa alcançou 7,5 milhões de visualizações no período. Foram mais de 4,6 mil conteúdos de 166 países e foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.


A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo. A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. 


Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.


O Musical da Passarinha

Pensado para discutir e promover o acesso de todas as pessoas – com ou sem deficiência – ao teatro, o Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, apresenta “O Musical da Passarinha”. 


O espetáculo conta com texto, letras e direção geral de Emílio Rogê e arranjos e direção musical de Eric Jorge, que assina as músicas ao lado de Kiko Pessoa.

“Em O Musical da Passarinha, estamos contando uma história que leva em consideração a vontade de chegar ao maior número de crianças possível, pensando em suas singularidades e necessidades. Foi preciso inventar uma nova gramática teatral, em que nenhum sentido seja destacado em detrimento de outro. Como cantar para quem não ouve? Aprendemos Libras!

Como mostrar a encenação para quem não vê? Estamos conhecendo e entendendo a audiodescrição. Assim, formatamos o texto para todas essas linguagens, que, para nós artistas, são pouco conhecidas. E é nosso dever aprendê-las”, conta Rogê.


O professor de Libras, inclusive, tornou-se parte do elenco. Harry Adams é um ator surdo, muito apaixonado pelas artes cênicas, que tem sido fundamental no processo de criar um espetáculo totalmente inclusivo. Juntam-se a ele os atores e atrizes Júlia Sanchez, Ananza Macedo, Stacy Locatelli, Felipe Hideky, Luísa Grillo e Daniel Costa. 


O Teatro Sérgio Cardoso tem o compromisso de oferecer ao público uma programação inclusiva e acessível e, para isso, oferece a modalidade digital, permitindo que parte das peças exibidas no espaço seja acessada de qualquer lugar; e também obras exibidas com Libras e audiodescrição. O espaço já exibiu temporadas com mais de 30 sessões em Libras e audiodescrição. Com o objetivo de criar alternativas mais acessíveis na arte e em suas diversas formas de expressão, a tendência é que em essas ofertas sejam ampliadas tanto no módulo presencial quanto digital.


Lançamento Conteúdos Acessíveis da plataforma #CulturaEmCasa

Data: 24 de abril, domingo

Horário: 21h

www.culturaemcasa.com.br/


Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactam mais de 30 milhões de pessoas.


imprensaculturasp@sp.gov.br   


Pridea Comunicação

Leandro Evangelista – (11) 97956-7338

Leandro.evangelista@ateliercom.com.br


Elenco do "Musical da Passarinha", que faz parte da programação #CulturaEmCasa (Crédito Ronaldo Gutierrez)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço