Fundacentro e SRT-SP realizam evento em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Cerimônia ocorrerá nesta quinta-feira (25), a partir das 13h30, no Auditório Edson Hatem, na sede da Fundacentro, em São Paulo.
A Fundacentro e a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP) realizam evento em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, nesta quinta-feira (25), a partir das 13h30, na sede da Fundacentro, em São Paulo (SP). A atividade faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2019 e tem como objetivo incentivar a discussão sobre a importância da gestão da Segurança e Saúde no Trabalho na prevenção dos acidentes de trabalho e do adoecimento dos trabalhadores. Além disso, busca propiciar a reflexão para mudanças de atitudes com relação ao gerenciamento de riscos e os seus reflexos na economia de forma geral.
O evento também marca a passagem do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho, 28 de abril, fruto de um movimento nascido no Canadá e que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, no qual a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores.
Por essas e todas as vítimas do trabalho, a Fundacentro realiza anualmente a Cerimônia da Vela. Neste ano, a novidade fica por conta da realização de um evento único, promovido pela instituição e a SRT-SP. Essa parceria é um marco simbólico para o alinhamento de ações entre a Fundacentro e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O evento terá a participação de palestrantes da Advocacia Geral da União (AGU) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O Brasil instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho por meio da Lei n° 11.121, de 25 de maio de 2005. Essas oficializações ressaltam a importância da data e da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Programação
13h30: sessão solene de abertura e Cerimônia da Vela
Palestras:
“Atuação da Advocacia-Geral da União – AGU nas ações regressivas acidentárias”, com Marta Vilela Gonçalves, procuradora da AGU
“Canpat 2019 – Gestão de Riscos Ocupacionais: O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”, com Renata Matsmoto, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRT-SP.
“Gestão de Riscos Ocupacionais e a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com José Damásio de Aquino, tecnologista e chefe da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho – CPT da Fundacentro.
“Impressões da auditória fiscal do trabalho na questão da Gestão dos Riscos”, com Antônio Pereira, auditor-fiscal da SRT-SP.
“Impacto dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais para a Previdência Social, com Eduardo Costa Sá, perito médico previdenciário do INSS.
Fonte: Ministério da Economia - Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Nenhum comentário
Postar um comentário