Usuários peregrinam no Detran para conseguir atendimento
Pessoas formam longas filas na frente ao prédio para que sejam atendidas. Quem procura a sede do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) em Santarém reclama da demora no atendimento. Todos os dias se constata uma grande fila em frente à 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Santarém. Pessoas madrugam em frente ao prédio para ter a certeza de que serão atendidas o mais rápido possível.
Para os usuários, mesmo pernoitando na fila, não é bem assim que as coisas funcionam, pois as horas passam e dezenas de pessoas permanecem no mesmo lugar até ser aberta a porta do órgão.
Reclamações de usuários dão conta de que após horas de espera, se faz necessário pegar uma senha e aguardar novamente em outra fila. Por conta disso os usuários afirmam que perdem muito tempo tanto fora quanto dentro da sede da 1ª Ciretran. Durante o atendimento, em algumas ocasiões acontece o problema denominado de “Internet fora do Sistema”.
“Isso atrapalha o serviço da Ciretran e a vida das pessoas que ficam horas na fila, para aguardar um atendimento que deveria ser de boa qualidade e, em pouco tempo”, declarou uma estudante universitária.
Além da fila de pessoas em busca de atendimento para tirar ou trocar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), outra fila de carros é observada diariamente em frente à sede da Ciretran. Os proprietários dos carros reclamam que ficam o dia inteiro na fila, a espera de realizar a vistoria no veiculo, porém, há casos que não são resolvidos no mesmo dia.
“Não é de hoje que cobramos do órgão providências para melhoria dos serviços. Há demora no atendimento e a estrutura do prédio é precária”, denuncia um motorista.
Segundo o diretor da 1ª Ciretran, o educador de trânsito Clauriberto Levy, os serviços no órgão em Santarém contam com 50 servidores, porém, apenas 46 estão ativos, por conta de alguns contratos terem sido extintos. “Estamos aguardando o Concurso Publico em janeiro para aumentar o numero de servidores. As coisas estão lentas no serviço público, e esperamos compensar as pessoas melhorando o atendimento e diminuindo o tempo de espera. O usuário tem que ser bem tratado no ambiente e com o número de funcionários adequados”, ressalta.
Em Santarém, de acordo com o educar Levy, a frota de veículos em números redondos é de 80 mil, mas 52% são motocicletas.
“A reforma do prédio da 1ª Ciretran ainda não foi concluída. Estamos aguardando seis centrais de ar de 64.000 BTU, serem instaladas, para a população aguardar o atendimento em um ambiente agradável, e não ficar naquele calor extremo. Tenho fé que as obras terminam agora na reta final de 2014. Todos queremos o melhor pra população!”, exclama.
ODISSÉIA: Alguns motoristas optam por guardar um lugar no intuito de tentar conseguir atendimento no dia seguinte. Os usuários do órgão cobram providências para melhoria dos serviços. Segundo eles, há demora no atendimento e a estrutura do prédio é precária.
Para renovar o documento do carro, o taxista Antônio Gomes conta que teve que entrar na fila ainda de madrugada. “Eu cheguei às 2h30 da manhã, porque, senão é arriscado não ser atendido no mesmo dia. Devia ter uma melhoria para a gente não precisar chegar de madrugada”, cobrou.
Já o autônomo Raimundo Sousa relata que chegou cedo também à sede da Ciretran. “Cheguei 6h. Um órgão desse era para ter mais atendimento, mais pessoas para trabalhar e fazer um trabalho mais rápido, porque nem sempre temos o dia todo para passar aqui. Às vezes vem em um dia e não consegue atendimento e tem que vir em outro dia”, contou.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: O Impacto
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