Breaking News

Por meio de tuítes, engenheiros dos EUA mapeiam iPhones e Androids


Pesquisadores captaram 3 bilhões de mensagens do microblog desde 2011. Também foram mapeados os idiomas mais recorrentes das mensagens.

Engenheiros norte-americanos utilizaram dados de mensagens no Twitter para criar mapas que mostrassem os idiomas mais recorrentes entre os tuiteiros , os smartphones mais utilizados por eles e a que os classificassem entre locais e turistas.

As imagens foram criadas pela MapBox, empresa de tecnologia de mapeamento, em colaboração a Eric Fischer, especialista em visualização de dados.

O grupo colocou utilizou os chamados metadados (informações sobre outros dados) de três bilhões de tuítes com identificação de localização que foram captados desde setembro de 2011. Nesse caso, além da geolocalização, os metadados, por exemplo, foram os modelos dos celulares usados e o idioma dos tuítes.

Com os metadados, os engenheiros criaram três mapas. Em um deles, dividiram os tuiteiros entre turistas e locais. Em outro, segmentaram os tuítes conforme o idioma em que foram escritos. Os mais recorrentes foram postados em inglês. O português é a quarta língua foi a língua mais tuitada, atrás do indonésio e do espanhol.

O outro mapa segmentava os tuítes conforme o tipo de aparelho utilizado para acessar a internet (iPhone, Android, Blackberry e outros).

Para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android, os engenheiros conferiram a cor verde, para iPhones, o vemelho, para Blackberry, o roxo, e para os outros, o vinho. Com o mapeamento dos tipos de smartphone, é possível ver a distribuição dos aparelhos pelo território de um país ou de uma cidade.

No Estado de São Paulo, por exemplo, os iPhones se concentram na capital paulista, enquanto os aparelhos Android se espalham pela região metropolitana.

Fonte: Twitter

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço