Breaking News

OAB aumentou credibilidade perante sociedade santarena

Dr. Ubirajara Bentes Filho
A afirmação é feita pelo presidente da Subseção da OAB/Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho. Seis meses depois de assumir o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, o advogado Ubirajara Bentes Filho avaliou como positiva as atividades desenvolvidas pela instituição e o regate da credibilidade da Ordem diante da população do Oeste do Pará.

Para ele, houve a demonstração de que a Ordem tem uma função institucional e que está cumprida e exercida na advocacia, assim como na defesa dos advogados e da sociedade. O advogado Ubirajara Bentes acredita que nesses seis meses, a OAB cumpriu o seu papel, o que segundo ele, já não ocorria há muito tempo.

“Antes, a OAB não participava efetivamente da vida da sociedade. Hoje, a OAB participa de todas as discussões, dos fóruns políticos, sociais, econômicos e estudantis. A OAB hoje, aumentou a sua credibilidade perante a sociedade”, afirma.

Com relação à Susipe, Dr. Ubirajara Bentes lembra que a OAB teve uns problemas no início, mas que hoje a relação está muito boa com o Sistema Penitenciário do Estado do Pará. Inclusive, segundo ele, a sala do parlatório, no Presídio de Cucurunã, voltou a funcionar, onde a OAB se empenhou, juntamente com o superintendente da Susipe, para que as atividades no parlatório voltassem ao normal.

“Fizemos com que a sala voltasse a funcionar, para que o advogado pudesse ter um lugar para conversar com os clientes e resolver uma petição. Hoje temos uma servidora trabalhando na sala que dá apoio ao advogado”, garante.

PRERROGATIVAS: Em relação às prerrogativas, o advogado Ubirajara Bentes afirma que é difícil as pessoas entenderem. Infelizmente, segundo ele, tem uma minoria de autoridades que não entende que a prerrogativa é um direito do cidadão.

“Se o advogado estiver fortalecido e exercendo plenamente sua atividade profissional é a garantia que o cidadão tem de ter uma justiça célere e justa. Isso infelizmente não ocorre, obrigando a OAB a intervir muitas vezes e representar para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra autoridades que insistem em desconhecer a Lei”, ressalta.

PONTOS POSITIVOS: O advogado Ubirajara Bentes analisou os pontos positivos dos primeiros seis meses que esteve à frente da OAB em Santarém. Ele lembra que a proposta desde o inicio foi o respeito à advocacia, resgatar a honra e a credibilidade da Ordem, além da defesa dos advogados e da sociedade.

Dr. Ubirajara aponta que os pontos positivos nesses seis meses foram os eventos que a OAB realizou com relação aos 10 anos do Código Civil e os 75 anos da CLT. “Estamos com uma programação efetiva para outubro, que são os 25 anos da Constituição Federal. Também em outubro teremos em Santarém o Colégio de Presidentes e o 3º Circuito de Corrida da OAB em Santarém”, adianta Dr. Ubirajara.

Segundo ele, em agosto a OAB fará uma programação durante todo o mês, para comemorar o mês do advogado.  Dr. Ubirajara disse, ainda, que após 12 anos a OAB conseguiu implantar o curso de pós-graduação, para advogados em Santarém. “Hoje, estamos com um curso de férias de Deontologia Jurídica na OAB, com 87 inscritos”, destaca.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço