Breaking News

Hospital Regional recebe 1º paciente transportado pela Aeronave Guardião 5

Guardião 5
Momento da chegada do paciente que veio de Monte Alegre, na aeronave Guardião 5. Após dois pousos testes, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, recebeu o primeiro paciente intermunicipal transportado pelo Serviço Aeromédico do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (GRAESP). A solicitação para a transferência do recém-nascido de apenas 06 dias aconteceu na tarde da quarta-feira, 10, e contou com o apoio de profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipe aeromédica da Aeronave Guardião 5 e da equipe multiprofissional do Hospital Regional, onde o recém-nascido receberá toda a assistência necessária.

A solicitação para transferência do paciente do município de Monte Alegre para Santarém foi realizado por volta das 11 horas. Às 12h foi confirmada a liberação de leito na Unidade de Terapia Intensiva do HRBA (UTI Neonatal). A partir dessa confirmação a equipe do GRAESP seguiu em direção à Monte Alegre, retornando ao HRBA com o paciente pouco depois das 13 horas. “Até pouco tempo atrás nós não tínhamos esse serviço disponível. Hoje, com o investimento realizado pelo Governo do Estado, podemos fazer este transporte aeromédico gratuitamente. Isso vai ajudar a população que não poderia usar um serviço privado, o que é muito bom. A criança é prematura, receberá a assistência da equipe do HRBA e ficará bem”, falou a médica Ilmara Sousa, responsável pelo resgate aeromédico do Guardião 5.

Desde abril o Hospital Regional dispõe de um heliponto adaptado. O local, segundo os militares do GRAESP, oferece todas as condições necessárias para um pouso e aterrissagem segura. “O Hospital Regional de Santarém tem sido um grande parceiro. Nos disponibilizou o heliponto e deste então começamos a fazer testes para realizar o serviço aeromédico. Graças a Deus tudo tem caminhado bem e nós conseguimos chegar até Santarém com o paciente sem nenhuma intercorrência e em segurança”, falou o capitão da Polícia Militar André Icassatti que relatou que o voo durou pouco menos de 30 minutos.
A mãe da criança, Alciele Gomes Ribeiro, falou sobre a felicidade de conseguir a transferência e o transporte por meio do Serviço Aeromédico. É uma novidade que além de reforçar a segurança pública também garante assistência à saúde da População do Oeste do Pará. “Se não tivesse um serviço como este, meu filho ainda estaria em Monte Alegre. Os médicos solicitaram o helicóptero para trazer ele com urgência para o Hospital Regional que tem condições de atendê-lo. Tudo aconteceu muito rápido e tenho certeza que meu filho será melhor acompanhado aqui”, disse a jovem mãe.

Criança é prematura e recebe assistência no Hospital Regional
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, informou que o investimento feito pelo Governo do Estado para a disponibilização do Guardião 5 representa um grande avanço para a região. “A Região Oeste do Pará tem uma grande extensão territorial. Nem sempre o transporte terrestre é possível, principalmente na época das chuvas. O transporte fluvial é demorado e para situações de urgência e emergência, o fator tempo é fundamental. Portanto, a vinda do Guardião 5 e da equipe aeromédica representa um grande avanço para nossa região, tanto na segurança quanto na saúde. O HRBA é parceiro desse importante projeto, e temos a certeza de que a atuação do Guardião 5 fará com que muitas vidas sejam salvas”, afirmou Hebert.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço