Breaking News

Conselho aprova mudança da escrita ‘Sairé’ para ‘Çairé’

A proposta segue para aprovação na Câmara
A proposta segue para aprovação na Câmara dos Vereadores de Santarém. Em reunião realizada no dia 4 de julho, o conselho de desenvolvimento comunitário da vila Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, aprovou por unanimidade a proposta do professor Edilberto Ferreira, vice-presidente do boto Tucuxi em oficializar a escrita do Sairé com "Ç", a partir deste ano.

Participaram da reunião representantes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, coordenação da festa, associação indígena, associação dos barraqueiros, associação dos artesãos da Praça, Santo Antônio Futebol Clube, Luso Brasil Esporte Clube, Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão, administração distrital, associação do bairro Nova União, Associação da Rádio Comunitária e o presidente da comunidade, Cleuton Von.
Segundo o conselho, a proposta ainda será enviada à Câmara Municipal de Vereadores.

Tradição

O Sairé é uma manifestação da cultura popular da Amazônia que resiste há mais de 300 anos. A festa consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia a noite – ladainhas e rezas – seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos (com apresentações de danças típicas) e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. São cinco dias de muita música, dança e rituais resultantes do entrelaçamento social e cultural entre os colonizadores portugueses e índios da região do Tapajós.

Mudança data

O evento que geralmente ocorre no segundo final de semana de setembro, será realizado no período de 19 a 23 do mesmo mês, na Vila de Alter do Chão.

Praia de Alter do Chão 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço