Breaking News

Backup, acesso ao Facebook e internet compartilhada

Sylvio Haas

Sylvio, você não informou como está realizando seus backups, porém compreendo que você está usando um software de gerenciamento de backups. Softwares de gerenciamento de backup em geral trabalham com base em algumas configurações gerais, como:

O que será copiado para backup;
O modo de cópia (completo ou incremental);
O espaço disponível para backup.
O modo de cópia, completo ou incremental, é importante. O completo é simplesmente uma cópia de todos os arquivos (como se você colocasse tudo dentro de um zip e nada mais). O incremental é mais sofisticado: ele copia apenas os arquivos que mudaram desde o último backup, e coloca uma marcação naqueles que foram removidos.

Quando o backup for restaurado, você poderá escolher a data que deseja restaurar. Nesse momento, o software verifica as informações dos arquivos salvos para identificar quais eram os arquivos originais na data escolhida e os restaura.

O espaço disponível para backup determinará o período disponível para “voltar no tempo”. Quando o espaço estiver no limite, o programa começará os períodos mais antigos.

Se você está usando o backup do Windows 7, por exemplo, ele utiliza automaticamente o método de cópia incremental. Se você faz o backup toda semana e de uma semana para outra mudaram apenas 10 megabytes (MB) de dados. Esse deverá ser o incremento do backup, mas você poderá restaurar tanto o backup da semana anterior como o backup que acabou de ser realizado.

No próprio backup do Windows há um painel para “Gerenciar espaço” e determinar qual será o armazenamento usado pelo backup. Ou seja, não é correto formatar seu disco externo toda vez que um backup for realizado. Apenas configure o espaço que você quer alocar para o backup no software. Você também provavelmente não precisa se preocupar com backups completos ou incrementais – é o próprio software que deve decidir isso, conforme as suas configurações de espaço.

Se você não precisa de opções de restauração, pode usar um software mais simples, como o SyncToy (veja aqui).

Acessos ao Facebook

Quando acesso meu Facebook e vou até configuração de privacidade aparecem diversos lugares de onde acessei, que na verdade não acessei. Outros estados, por exemplo, lugares em que nem estive e que são bem, bem distantes de onde acesso. Também acontece de aparecer outro lugar até próximo de onde acesso, mas com outro endereço de IP. O que isso significa?
Marcelo

Marcelo, a primeira coisa a se considerar é se há outros dispositivos e conexões com a internet, como Wi-Fi, ou a rede 3G do celular. Outra questão, que deve ser levada em conta juntamente com a primeira, é que a localização geográfica não é perfeita. Dessa forma, é normal que um acesso via celular feito em um estado diga que a conexão é do Paraná ou de São Paulo, apenas como exemplos.

Ou seja, talvez você mesmo esteja criando acessos quando entra no Facebook de locais em que a localização geográfica não está funcionando corretamente.

Na dúvida, você pode alterar sua senha e observar se os acessos param. Mas pode muito bem ser o caso de os acessos serem apenas outras redes que você usa e que são identificadas incorretamente.

Compartilhamento de conexão

Eu resido em um prédio que é comercial de uma contabilidade. O dono do prédio e da contabilidade liberou acesso gratuito aos moradores, basta conectar no cabo ou wireless. Eu tenho um roteador wireless. Certo dia ao chegar em casa percebi que não conectava à internet e que o nome da minha internet havia sido alterado, mudou para Wifi-Repeater. Eu coloquei novamente as informações de IP DNS no netbook para acessar a internet e funcionou, mas no celular não consegui. Procedi imediatamente à alteração de senhas de tudo o que tenho com medo de que houvesse invasão de um hacker. Pergunto: teria sido uma mera queda de luz? (Observe que mudou apenas o nome da rede, mas a senha continuou a mesma) ou então pode ter havido alguma invasão na minha rede de internet mesmo? Como assegurar que minhas fotos, documentos estão a salvo neste caso, tem como ou eles apenas acessam informações de internet que acessamos? Agradeço sua atenção em resposta as minhas dúvidas e agradeceria imensamente se houvesse uma solução pra isso.
Karina

Karina, esse caso é bastante estranho, mas há alguns fatores que você precisa considerar. O primeiro é que a configuração de fábrica  do Windows, desde o Windows XP, não permite que você realize um compartilhamento de arquivos, pastas ou impressora sem exigir uma senha. Ou seja, mesmo que alguém tenha entrado na sua rede, se você não fez uma configuração específica para desativar as senhas do Windows, alguém ainda teria que descobrir as senhas usadas pelo usuário configurado no Windows.

A segunda questão é que você não vai conseguir conectar em uma internet compartilhada sem também deixar seus computadores acessíveis para os demais usuários da rede. De fato, se você conecta via wireless, a sua rede será uma repetidora do sinal que chega. Será que este “nome” não mudou porque na verdade você alterou a configuração de acordo com instruções que foram dadas para receber a internet compartilhada?

Seria preciso realizar configurações específicas em seu roteador para que ele bloqueie conexões de outras pessoas da rede à sua máquina. De modo geral, a melhor coisa é considerar a rede insegura, porque é exatamente isso que ela é.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço