Breaking News

Áreas de assentamento e reservas extrativistas serão beneficiadas com o Busca Ativa

Reunião do Ministério do Desenvolvimento
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento explicam as vertentes do Programa aos servidores.

Integrantes do Projeto Busca Ativa em Santarém, Projeto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) executado através dos municípios, participaram de reunião na tarde de terça-feira, 16, em preparação ao grande mutirão de cadastramento que será realizado na zona rural de Santarém, começando pelas regiões da Resex Tapajós-Arapiuns e Lago Grande, a partir de amanhã, quarta-feira, 17. 

O Busca Ativa, estratégia do Plano Brasil Sem Miséria para levar o Estado ao cidadão sem esperar que as pessoas mais pobres cheguem até o poder público, já vinha sendo realizado na área urbana de Santarém e parte agora para áreas de assentamento e reservas extrativistas.

Para a realização desta etapa, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) vai contar com a assistência de técnicos do INCRA, agentes comunitários de saúde, agentes ambientais do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. O trabalho na Resex será coordenado pelo gestor da Unidade, Maurício Santamaria.

Além de atualizar e cadastrar os cidadãos destas regiões nos programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, as equipes do Busca Ativa farão a atualização do cadastro do Bolsa Verde. Programa do governo federal destinado às famílias que atuam em unidades de conservação e assentamentos da reforma agrária. Ele é voltado para grupos sociais em situação de extrema pobreza, que vivem em áreas socioambientais prioritárias.

“O Bolsa Verde é um programa do governo federal que tem uma vertente de transferência de renda e também de inclusão produtiva dessas famílias. O programa garante a cobertura vegetal daquela região e introduz práticas produtivas, para que, posteriormente, as famílias saiam do programa”, explica a coordenadora do Busca Ativa em Santarém, Katrice Branco.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço