Breaking News

Alunos da UFPA terão direito a auxílio financeiro do MEC

Bolsa do MEC visa garantir a permanência de universitários de baixa renda, quilombolas ou indígenas na instituição.
Programa de Bolsa Permanência oferece auxílio financeiro a estudantes. Benefício é destinado a indígenas, quilombolas e alunos de baixa renda.

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou ainda que sejam indígenas ou quilombolas poderão ter direito ao auxílio financeiro do Programa de Bolsa Permanência (PBP). O programa do Ministério da Educação (MEC) visa diminuir as desigualdades sociais e contribuir para a permanência desses grupos de universitários, que acabam não concluindo a graduação por falta de recursos.

Para participar, os universitários devem acessar o site do MEC e inscrever-se no Sistema PBP. Após a inscrição, o candidato deve entregar os documentos na Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE/Proex), responsável pela análise da documentação e homologação das inscrições. Não há número mínimo de bolsas. Na UFPA também serão solicitados outros documentos complementares.

Baixa renda

O estudante em situação de vulnerabilidade econômica deve comprovar renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio e estar matriculado em curso de graduação, cuja carga horária média diária seja igual ou superior a cinco horas. Além disso, deve ficar atento para a documentação mínima que comprova as informações socioeconômicas, a qual dependerá da atividade econômica da família.

Para cálculo de carga horária, deve-se dividir a carga horária total do curso pelo número de semestres e, posteriormente, por 100, que equivale ao número de dias letivos. Na UFPA, apenas cinco cursos apresentam a carga horária exigida: biomedicina, enfermagem, farmácia, medicina e medicina veterinária. O valor da bolsa é de R$ 400.
Indígenas e quilombolas

O critério de renda e carga horária não se aplica aos universitários indígenas e quilombolas, mas eles devem apresentar documentação mínima para comprovação de etnia: autodeclaração do candidato; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) informando que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; declaração da Fundação Cultural Palmares informando que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola. O valor da bolsa é de R$ 900.


Fonte: Belém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço