Breaking News

Valorização da beleza quilombola foi tema de evento em Oriximiná


A programação contou com palestra sobre empoderamento feminino, oficina de turbantes, tranças rastafári, maquiagem para pele negra.

Debater o empoderamento, valorizar a beleza da mulher quilombola, este foi o objetivo do primeiro evento de mulheres negras quilombolas do município de Oriximiná que reuniu aproximadamente 60 mulheres de diferentes faixas etárias. O evento foi realizado neste sábado, 16 de novembro, pela coordenação de mulheres da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo) em parceria com o grupo de Mulheres Dandara. Durante todo o dia palestras, oficinas, roda de conversa foram realizados na sede da Arqmo como forma de resgatar a autoestima, valorizar a cultura e a identidade das mulheres quilombolas.


Segundo a coordenadora de mulheres da Arqmo, Gabriela Cardoso, a ideia surgiu a partir de conversas informais sobre a necessidade de criação de um grupo de mulheres para fortalecer a cultura e a identidade negra. “Nós estamos confeccionando faixas para o Dia da Consciência Negra e ali junto a um grupo de mulheres e conselheiros da Arqmo começamos a cogitar a possibilidade de um evento próprio para mulheres, então criamos o grupo Dandaras que irá fortalecer a cultura, identidade e independência financeira para que de fato tenhamos mulheres empoderadas”, ressaltou a coordenadora.


Durante a programa foram realizadas palestras sobre empoderamento feminino, oficina de turbantes, tranças rastafári, maquiagem afro. “Nós tivemos a palestra de uma quilombola da comunidade Último Quilombo sobre empoderamento e da comunidade Moura sobre tranças rastafári e tivemos uma parceria com o Boticário que deu dicas sobre maquiagem para pele negra e oportunizou cadastro para elas trabalharem de forma autônoma e terem uma renda e sobre designer de sobrancelhas, com uma quilombola do Jauary e turbantes ministradas por uma quilombola de Boa Vista Trombetas”, complementou Gabriela Almeida.


A realização do primeiro evento de mulheres negras faz parte das ações de fortalecimento das associações e o empoderamento dos povos quilombolas e contou com o apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), por meio do Eixo Quilombola do Programa Territórios Sustentáveis. “Nós criamos o Grupo Dandaras, que busca essa valorização e empoderamento da mulher negra e o objetivo é que a gente possa juntas realizar eventos e levar conhecimento, então durante o Dia da Consciência Negra será nossa primeira apresentação e no dia 20 de novembro estaremos em Juruti, ministrando uma palestra sobre a valorização da cultura negra e quem sabe a gente consiga engajar outras mulheres e que o grupo continue”, finalizou.




Fonte:  Martha Costa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço