O Estúdio Anacã, espaço que reúne mais de 30 modalidades de aulas, tem o balé clássico como uma das opções de dança. Os princípios básicos são alinhamento postural, disciplina, leveza, ritmo e equilíbrio. Veja abaixo alguns benefícios da prática citados pela bailarina e professora da aula no Estúdio Anacã, Giovana Puoli.
- Melhora a coordenação motora. O balé clássico exige que a aluna consiga executar os passos em um determinado tempo musical e espaço, e ainda, tudo ao mesmo tempo, com total sinergia e coerência de braços e pernas. Por isso ele desenvolve muita coordenação motora e ritmo.
- Flexibilidade é outra característica do balé clássico. Parte da aula é dedicada a exercícios para melhorar o alongamento. Desde os exercícios estáticos como colocar a mão no chão para promover alongamento dos músculos da cadeia posterior até movimentos dinâmicos como saltos, tendem a aumentar e condicionar à flexibilidade.
- Raciocínio: a dança tem o poder de unir o corpo, a mente e o espírito, no balé, como todo movimento deve ser coordenado com a música e também com a postura correta, é preciso agilidade de raciocínio e boa memória para acompanhar os passos.
- Corrige e melhora a postura. São os ombros abertos e alinhados com o quadril, o abdômen contraído e o pescoço alongado que permitem a melhor execução dos movimentos e transmitem leveza.
- Aumenta o tônus muscular. Só de manter o equilíbrio corporal, sustentar a posição ereta e centrada, a aluna já contrai os músculos. Com a intensidade e repetição dos movimentos, sustentação dos braços, ela desenvolve o tônus muscular.
- Aumenta a autoestima. O detalhe do collant, da meia-calça, colocar a sapatilha e fazer o coque do cabelo para trás, tudo isso já permite que a mulher aflore a feminilidade e ela se sinta mais delicada. Além disso a dança com a música clássica desperta uma série de emoções que acalmam e fazem um bem interior. A dança cura muitas almas.
- Outro benefício é a interação cultural, pela imersão na linguagem francesa através dos nomes dos passos e também pelo contato direto com os mestres e grandes compositores da música clássica.
Sobre o Anacã
Idealizado em 2010, o Estúdio Anacã, que trabalha modalidades em benefício ao corpo, tem à frente os sócios Ana Maria Diniz, Leandro Sampaulo e Helô Gouvêa - criadora do Walk Dance - é o primeiro estúdio de dança a oferecer o plano Free Pass, onde o aluno pode participar de mais das 30 modalidades oferecidas, sem ter que pagar a mais por isso. O Estúdio possui duas unidades na cidade de São Paulo, uma no Jardins e outra no bairro de Pinheiros. Mais informações: www.estudioanaca.com.br
|
Nenhum comentário
Postar um comentário